Pesquisa: Indicadores de Inovação em cooperativas
O objetivo da pesquisa é entender o uso e a percepção sobre indicadores de inovação nas cooperativas, com foco em desenvolver indicadores adaptados ao contexto cooperativista.
Essa pesquisa foi desenvolvida no âmbito do PROGRAMA DE APOIO À PESQUISA E INOVAÇÃO DA ESCOOP – Edital de Projetos de Pesquisa 2024.
Proponente: Carlos Alberto Oliveira
Equipe: Cássio Triches; Diego Boelter; Diego Gazaro; Laís S. Maurer
Pesquisa: Indicadores de Inovação em Cooperativas
Importância da pesquisa
- Mensuração da inovação: Disponibiliza instrumentos para que as cooperativas monitorem e avaliem o desempenho de suas iniciativas inovadoras de forma estratégica.
- Avaliar o impacto das inovações: Proporciona uma análise clara do quanto as ações de inovação têm gerado resultados econômicos nas cooperativas.
Resultados Alcançados
- Desenvolvimento de uma estrutura de indicadores que equilibra desempenho financeiro, impacto social e sustentabilidade.
- Identificação dos principais indicadores de inovação mais relevantes, como satisfação dos associados e sucesso de projetos.
- Criação de métricas específicas que capturam o impacto direto nos cooperados e na comunidade.
- Avanço nas estratégias de inovação alinhadas à realidade e aos valores das cooperativas.
- Organização de indicadores em camadas (contextuais, específicos e do processo) para permitir que cada cooperativa escolha os mais adequados à sua realidade e objetivos.
Camadas e Dimensões de mensuração da inovação
Camadas, Dimensões e Indicadores
do Processo de Inovação
Os participantes da pesquisa foram convidados a selecionar 6 indicadores de inovação considerados mais relevantes entre os 30 apresentados. em amarelo, os indicados.
Exemplos de indicadores:
Dimensões específicas das Cooperativas
Cada cooperativa poderá apresentar até um projeto para concorrer aos recursos do Edital de Inovação do Sescoop/RS.