ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO

DE COOPERATIVAS

TURMA CEARÁ

CURSO EM FINALIZADO.

Desenvolver visão estratégica e o despertar do posicionamento crítico sobre a gestão de cooperativas, estimulando à adoção de práticas gestão e governança compatíveis com o mercado nos diferentes ramos do cooperativismo, sob preceitos éticos, alicerçados nos princípios do cooperativismo e na responsabilidade socioambiental contemporânea.

Modalidade: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu

Área de conhecimento: Ciências Sociais e Aplicadas

Coordenador do curso: Profª. Paola Richter Londero

Carga horária total do curso: 378 horas

Horário: Sexta-feira (13:00-17:00 e 18:00-22:00) e Sábado (8:30-12:30 e
13:30-17:30)

Cidade: Fortaleza (CE)

DISCIPLINAS

2021
1.Identidade Cooperativista 16h

A disciplina oferece ao discente um ambiente de exposição e discussão sobre a evolução do pensamento cooperativista, sob a ótica da perspectiva econômica e doutrinária. Permite contato com as perspectivas dos precursores e dos pioneiros do cooperativismo como movimento. Aprofunda a discussão sobre a evolução do pensamento cooperativista no Brasil. Ademais, a disciplina permite que o discente estabeleça relação entre os princípios e valores do cooperativismo, a estrutura de funcionamento e os aspectos jurídicos das cooperativas.

Professor: Deivid Ileck Forgiarini

 

2.Cenário Macroeconômico e o Cooperativismo 16h

Apresenta o contexto macroeconômico brasileiro e o impacto nas cooperativas. Cooperativismo e desenvolvimento econômico. Apresentação e discussão do panorama das cooperativas do Brasil e do Estado do Rio Grande do Sul com base nos dados obtidos da Autogestão. Análise das cooperativas com base nos oito critérios do Modelo de Excelência da Gestão (MEG®) da Fundação Nacional da Qualidade, com foco nos critérios de pessoas, liderança e sociedade. Debate e construção de estratégias de desenvolvimento da área de gestão de pessoas em prol do desenvolvimento das cooperativas.

Professor: Heitor Mendina

 

3. Direito e Legislação em Cooperativas 16h

Estuda a legislação do cooperativismo, responsabilidade civil e penal do cooperado e da Direção. Realiza estudos sobre a legislação brasileira, bem como sobre o direito comparado no campo das sociedades cooperativas, visando a instrumentalizar os profissionais da área nas especificidades jurídicas. Estuda o marco jurídico próprio que norteia o cooperativismo e as especificidades aplicadas em cooperativas.

Professora: Leila Dissenha

2022
4. Governança Cooperativa e Autogestão  
16h

Compreender a origem e o conceito de governança cooperativa, bem como os diferentes modelos de governança utilizados mundialmente; em especial, em cooperativas. Conhecer as boas práticas de governança em cooperativas e sua inserção no ciclo de vida das cooperativas. Discutir os problemas de governança comuns em cooperativas e as oportunidades para os agentes do cooperativismo e conhecer e discutir inovações em
governança nas cooperativas.

Professor:Dieisson Pivoto

 

5. Gestão estratégica em Cooperativas16h

Otimizar e tornar mais eficaz a gestão dos recursos de uma cooperativa a fim de alcançar metas e objetivos. Conceitos e modelos. Análise do ambiente externo e setorial. Análise do ambiente interno. Matriz SWOT. Matriz TOWS. Planejamento estratégico. Estrutura organizacional orientada à estratégia. Execução estratégica. Monitoramento estratégico, BSC e indicadores de desempenho. PDGC – Programa de Desenvolvimento da gestão das Cooperativas.

Professor: Roberto Morais

 

6. Desenvolvimento Regional16h

A disciplina propõe pensar as cooperativas de crédito considerando-as estratégicas para a promoção do desenvolvimento. Dispõe a aplicabilidade dos conceitos de desenvolvimento regional na gestão das cooperativas de crédito e sua relação com a região. A disciplina abarcará os conceitos de território, região e regionalização. Os processos de regionalização e o cooperativismo. Território e região como espaços construídos socialmente, cultura e sociedade, identidade regional, economia regional, sustentabilidade e desenvolvimento regional.

Professora: Cinanara Neumann Alves

 

7.Gestão do Conhecimento Organizacional 16h

O objetivo da disciplina consiste em permitir o amplo entendimento sobre os aspectos que envolvem a Gestão do Conhecimento, diante do cenário em que o tema emerge como fator preponderante ao estímulo das práticas sobre os fundamentos e os ciclos as organizações. Pretende-se estabelecer um nexo entre o conteúdo relativo ao conteúdo e aos eventos relativos ao conhecimento no contexto da gestão empresarial, especialmente sobre os fatos que repercutem no patrimônio das empresas, como o intangível e o capital intelectual, sendo que são fatores imprescindíveis às competências e ao desempenho organizacional, como métricas fundamentais ao desenvolvimento competitivo, especialmente das cooperativas.

Professora: Sandra Regina T. Santos

 

8.Metodologia da Pesquisa 16h

A disciplina oferece uma discussão sobre os pressupostos filosóficos, paradigmas, fundamentos e principais tendências da pesquisa em ciências sociais aplicadas. Oferece fundamentos e instruções gerais sobre o que são teorias, variáveis, hipóteses e como construir o problema e objetivo de pesquisa relevante para o contexto das cooperativas. Apresenta as abordagens e tipos de pesquisa. Oferece fundamentos e instruções revisão bibliográfica. Possibilita noções sobre argumentação científica, estruturação, estilo e padrões de citações na pesquisa científica.

Professora: Rejaane Kieling

 

9.Negociação e vendas16h

Apresentar uma visão ampla de vendas e negociação no contexto do marketing propiciando condições para o desenvolvimento de práticas e estratégias
produtivas e inovadoras aos alunos.

Professor: Sandro Kirst

 

10.Gestão Financeira16h

As funções financeiras, gestão e criação de valor, interpretação dos balanços e demonstrações de resultados, gestão dinâmica do capital de giro, geração e controle do fluxo de caixa operacional, financiamento das atividades e crescimento sustentável, fluxo de caixa livre. Administração e planejamento financeiro das sociedades cooperativas. Explora margem de contribuição, relações custo-volumelucro e métodos avançados de apuração de custos. Estuda gestão orçamentária e a integração do planejamento com o orçamento. Análise e discussão das políticas de distribuição de resultado em cooperativas.

Professor: José Eduardo Zdanowich

 

11.Contabilidade das Sociedades Cooperativas 16h

Explora os reflexos da Lei 5.764/71 na contabilidade das sociedades cooperativas. Apresenta e discute o papel dos demais órgãos normatizadores e reguladores com impacto na contabilidade. Oferece um ambiente para compreensão das principais peças contábeis que integram a contabilidade societária. Explora as diferenças entre a contabilidade societária, gerencial e fiscal. Permite os alunos o contato com casos práticos de demonstrações
financeiras e auxiliar no processo de entendimento da análise econômico-financeira

Professora: Angelise Figari

 

12.Gestão de Marketing 16h

Apresentar os princípios, conceitos e as ferramentas de gestão de marketing em cooperativas. Avaliar tendências associadas ao marketing digital num
cenário de transformação digital e inovação. Objetiva ainda analisar as ferramentas de comunicação e as estratégias de marketing tradicional ou digital das cooperativas às quais os alunos estão inseridos.

Professor: Raimundo Paviani

2023
13.Planejamento e Gestão Tributária nas Cooperativas 16h

Estuda o regime de tributação a que estão sujeitas as sociedades cooperativas. O adequado tratamento tributário ao ato cooperado. Ato não cooperativo. Segregação dos atos. Tributos incidentes sobre o faturamento. Reorganização empresarial e planejamento tributário. Desenvolver o raciocínio lógico para a solução de problemas que envolvem cenários contábeis-tributários. Subsídios para o planejamento tributário e os reflexos nos resultados. As tendências de posicionamento das empresas frente ao planejamento tributário. Resultados de Atos Cooperativos e Não Cooperativos. Descaracterização das Cooperativas.

Professor: Rogério Carvalho

 

14.Empreendedorismo e Plano de Negócios 16h

Conceitos de empreendedorismo. Características dos empreendedores. Importância dos empreendedores para o desenvolvimento. Intraempreendedorismo. Atividade empreendedora como opção de carreira. Micro e pequenas organizações e formas associativas. Introdução ao plano de negócios. Relações institucionais e operacionais das entidades cooperativas entre seus diversos segmentos e o poder público municipal, estadual e federal, numa visão educacional cooperativista. Caracterização da organização. Estrutura e etapas do projeto empreendedor.

Professor: Alexandre de Souza Garcia

 

15. Gestão da Inovação16h
Conceito de inovação. Tipologias de inovação. Competências para inovar. Modelo de negócio e proposta de valor. Ecossistema de inovação nas sociedades cooperativas. Atuação em rede e intercooperação. Leis do incentivo a Inovação.
Professor: Carlos Alberto O. de Oliveira
16.Vivências em Cooperativismo 16h

A disciplina busca possibilitar aos alunos interação prática com as cooperativas, favorecendo a troca de experiências e o aprendizado coletivo. Por meio de uma missão técnica ao Estado do Rio Grande do Sul, a disciplina oferece uma compreensão e análise do Cooperativismo aos alunos.

Professora: Paola Richter Londero 

 

17. Métodos e Instrumentos de Pesquisa Aplicada16h

Discute sobre diferentes estratégias de pesquisas e o trade-off existente entre a profundidade de análise e o grau de generalização da pesquisa. Aprofunda o conhecimento sobre a abordagem qualitativa e suas técnicas de coleta de dados, bem como a abordagem quantitativa e os instrumentos de coleta de dados primários e secundários. Explora as possibilidades de análise de dados qualitativos e quantitativos.

Professor: Sandro Krist

 

18. Liderança, gestão de equipes e endomarketing em cooperativas 16h

Cultura organizacional e estilo de gestão como fatores de sucesso do processo de mudança. Mudança organizacional a partir das pessoas e das lideranças. Clima organizacional, motivação e produtividade. Comportamento humano nas organizações. Liderança e gestão de equipes. O modelo de gestão de pessoas baseado em competências e a prática de feedback. Apresenta os conceitos, funções e estratégias do Marketing interno como recurso estratégico para melhoria da produtividade, melhorando a qualidade da comunicação interna e utilizando-o como instrumento de cidadania empresarial. Explora os conflitos e técnicas de negociação internas.

Professora:  Alessandra Costenaro Maciel

 

19. Sustentabilidade nas Sociedades Cooperativas 16h

A crise socioambiental, causas e cenários. Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade cooperativa. Responsabilidade ambiental e gestão ambiental pública e privada. Ferramentas de gestão ambiental. Responsabilidade Social. Desenho e implementação de programas de Responsabilidade Social. Performance Social das organizações cooperativas. Instrumentos de mensuração e divulgação de resultados de ações sustentáveis: Global Reporting Initiative; Balanço Social Cooperativo; e, Relato Integrado.

Professor: Adolfo Plínio Pereira

 

20.Gestão de Risco em Cooperativas 16h

Introdução a Gestão e Gerenciamento de Riscos, tratando sua evolução no tempo, principais conceitos e modelos existentes no mercado e cenário atual. Papeis e Responsabilidades dentro da cooperativa. Frameworks e modelos de Referência para Gerenciamento de riscos. Discute o processo de identificação e classificação dos riscos, avaliação, mensuração, tratamento, monitoramento, informação e comunicação dos riscos. Explora o conceito, objetivos, função e vantagens da auditoria interna. Discute o Ambiente de Controles Internos – COSO – “The Committee of Sponsoring Organizations”.

Professor: Dário Foneca Júnior

 

21. Compliance em Cooperativas 16h

Explora conceito de Compliance como instrumento da Governança Corporativa e dos instrumentos para sua aplicação e sua mensuração nos processos de controle. Discussão sobre a implementação de políticas e as diretrizes nas sociedades cooperativas para cumprir com normas legais e regulamentares que as cooperativas são expostas. Oferece um ambiente para discussão sobre como desvios de conduta ou inconformidades devem ser evitadas, detectadas e tratadas. Explora o grau de responsabilidade exigido dos administradores e colaboradores.

Professor: José Máximo Daronco

2024
22.Orientação de TCC 10h

Orientação dos Trabalhos de Conclusão do Curso consiste na produção de artigo científico ou projeto de negócio aplicado para cooperativa.

23.Seminário de Apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso 16h

Apresentação do Trabalhos de Conclusão do Curso para Banca de Professores e Avaliadores vinculados ao cooperativismo

Datas: 29/03/2024 e 30/03/2024

Professores

*Sujeito a alterações de data até a confirmação dos professores.

Informações

Inscrições: Realizadas por meio digital

Bolsas de Estudo Associados e empregados de cooperativas têm direito a Bolsas de Estudo para cursarem atividades na ESCOOP, em nível de graduação e pós-graduação, custeadas pelo SESCOOP/RS, no valor de 70% (setenta por cento) das mensalidades.

Apoio: Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio do Sul (SESCOOP/RS).

Investimento: O investimento do Curso de Especialização em Gestão de Gestão em Cooperativas – Turma Ceará é de R$ 16.600,00 por aluno.

Aos alunos bolsistas do SESCOOP/RS, caberá 30% desse valor, ou seja, R$ 4.980,00 em até 20 parcelas de R$ 249,00.

Critérios de seleção dos alunos: (a) Colaboradores e cooperados de sociedades cooperativas que aderem aos programas do monitoramento; (b) Colaboradores e cooperados de sociedades cooperativas que aderem aos programas do monitoramento e que não receberam bolsa do SESCOOP/RS para cursos da ESCOOP no último ano; (c) Colaboradores e cooperados de sociedades cooperativas que aderem aos programas do monitoramento e que não desistiram de bolsas do SESCOOP/RS para cursos da ESCOOP no último ano; (d) Colaboradores e cooperados de sociedades cooperativas em geral; (e) Demais interessados.

**Prioridade para um participante de cada cooperativa, sendo a seleção por afinidade entre a área da pós-graduação e tempo de atuação do candidato na cooperativa. Caso haja disponibilidade, mais participantes da mesma cooperativa serão chamados.

*Serão destinadas 2 (duas) vagas para integrantes do Sistema OCERGS/SESCOOP-RS. Caso essas vagas não sejam preenchidas, o critério de seleção de alunos segue o disposto acima.