a escoop
+ A Escoop surgiu com o objetivo de atender as demandas de qualificação das cooperativas gaúchas. A primeira experiência, que culminou na criação da Faculdade, ocorreu entre os anos de 2007 e 2010, no Curso Superior de formação específica em Gestão de Cooperativas, o Gescoop, realizado em parceria com a Univates, de Lajeado, e formou sua primeira turma em maio de 2010.
+A Escola Superior do Cooperativismo – Escoop foi credenciada pelo Ministério da Educação através da Portaria n° 994, de 19 de julho de 2011, assinada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, que autorizou o funcionamento da primeira Faculdade voltada exclusivamente ao Cooperativismo no Brasil, publicado no Diário Oficial da União no dia 25 julho de 2011. A Escoop é uma iniciativa do Sescoop/RS que pretende formar gestores de cooperativas, buscando qualificar ainda mais o Cooperativismo Gaúcho.
Na ESCOOP acreditamos que a educação é o caminho para o alcance da sustentabilidade das cooperativas e do movimento cooperativista e que a busca
constante pelo conhecimento é o que permite a antecipação dos desafios do mundo atual e garante a continuidade das organizações. Na nossa Graduação e Pós-graduação, buscamos contribuir para aprimorar os conhecimentos e fornecer melhores condições de controle, fiscalização e principalmente administração das cooperativas.
Os projetos do curso ultrapassam o foco nos conhecimentos técnico-científicos de ciência organizacional e abrangem os valores e princípios do
cooperativismo e a formação de novas lideranças no sistema cooperativista.
Missão
Promover o desenvolvimento sustentável das cooperativas por meio de soluções inovadoras e de excelência na aprendizagem e pesquisa.
Visão
Ser referência em aprendizagem,
pesquisa e inovação no cooperativismo.
Função
Executar o ensino de formação profissional para as cooperativas;
Fomentar a produção científica no campo do cooperativismo;
Disseminar o conhecimento do cooperativismo em seus aspectos sociais e econômicos.
Avaliação do MEC
Antes do credenciamento, a Escola Superior do Cooperativismo já havia tido duas avaliações do Ministério da Educação: Primeiro em relação à sua estrutura e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) na qual obteve conceito 4 e a segunda avaliação foi referente ao Projeto Pedagógico do Curso de Tecnólogo em Gestão de Cooperativas tendo recebido conceito 5 (máximo nos critérios do MEC).
A MANTENEDORA
Corpo Dirigente
Diretor geral: José Máximo Daronco
Coordenador do curso de graduação: Rejane Kieling
Coordenadora de cursos de pós-graduação: Paola Richter Londero
Coordenadora de ensino, pesquisa e extensão: Paola Richter Londero