tecnologia em gestão de cooperativas
Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas tem origem na preocupação do Sistema OCERGS-SESCOOP/RS em atender demandas de qualificação. O profissional estará apto a participar com competência da gestão de empresas cooperativas.
A história do cooperativismo ensina que a administração ideal de cooperativas se atinge pela educação e formação. Executar funções administrativas exige direção competente, colaboradores qualificados, isso demanda formar gerentes e administradores com mentalidade executiva e com sentimento idealista. O desempenho das atividades administrativas exige ação profissional fundamentada em um sólido conhecimento teórico-prático, visando atender os desafios da moderna gestão cooperativa.
Coordenador: Deivid Forgiarini
Carga Horária: 1600 horas
Duração: 4 Semestres
Cidade: Porto Alegre(RS)
Horários: 19:00 às 22:30
1º SEMESTRE
EMENTA: A disciplina oferece ao discente um ambiente de exposição e discussão sobre a evolução do cooperativismo como teoria e a evolução do movimento cooperativista. Com perspectiva histórica mundial e brasileira, permite o discente estabelecer relação entre os princípios e valores do cooperativismo e a trajetória do pensamento cooperativista no Brasil e no mundo.
EMENTA: A disciplina aborda a racionalidade da ação humana e a necessidade de ruptura com a visão organicista, a partir da interação com os diversos conhecimentos e a complexidade contemporânea. Dialogicidade, democracia e cooperação como princípios, conteúdos e métodos de ensino e aprendizagem em oposição à competição. Potencialização e valoração da arte como ferramenta que opera os estados mentais de equilíbrio entre corpo e mente, das múltiplas inteligências, da criatividade, do ócio criativo e, por conseguinte, da inovação. Práticas emancipatórias de gestão cooperativista na perspectiva freiriana de emancipação do gênero humano na expressão das diversidades e pluralidades em contextos organizacionais cooperativistas. Participação Social.
EMENTA: A disciplina oferece ao discente a compreensão do papel da contabilidade como sistema de informação. Discute os tipos de usuários da informação contábil, as premissas e características qualitativas da informação. Provê o conhecimento sobre os elementos que constituem as demonstrações contábeis, seus critérios de mensuração, processo de elaboração e divulgação das demonstrações contábeis obrigatórias pela legislação e normas contábeis aplicadas às cooperativas. Analisa o ato cooperativo sob a ótica da contabilidade e suas repercussões na estrutura patrimonial.
EMENTA: A disciplina apresenta a Teoria Geral da Administração. Oferece a discussão sobre escolas administrativas, história, evolução e tendências da administração nas organizações. Apresenta ao aluno uma primeira noção do processo administrativo e suas funções, ambiente organizacional e o processo administrativo que compreende o planejamento, organização, direção e controle das entidades. Os conceitos de administração aplicados às cooperativas.
EMENTA: A disciplina apresenta os fundamentos da teoria econômica. Apresenta a cooperação como fenômeno econômico. Discute a visão dos neoclássicos sobre cooperação. Aborda teorias econômicas para explicar a cooperação, como a teoria da agência, teoria dos contratos, economia dos custos de transação e teoria dos jogos. Discute a lógica da ação coletiva. Discute as diferenças entre competição e cooperação. Faz a introdução do debate sobre Redes de cooperação. Aborda aspectos econômicos da construção da economia solidária no Brasil. Apresenta as novas abordagens da sociologia econômica para explicar a cooperação.
EMENTA: A disciplina introduz a evolução do Direito Cooperativo Internacional e suas fontes, bem como sua influência na legislação nacional. Apresenta a legislação brasileira atinente às Sociedades Cooperativas, partindo da Constituição Federal e da Lei Geral de Cooperativas, analisando ainda as especificidades dos segmentos cooperativos em seus aspectos societários. Legislação dos órgãos reguladores.
EMENTA: Conhecer os Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA. Uso do AVA institucional. Pesquisa online. A relação aluno-professor na EaD. A autonomia de trabalho acadêmico diante do universo de conhecimentos que o aluno constrói em seu percurso formativo por meio da EaD. Interatividade, chats, fóruns, avaliação, atividades síncronas e assíncronas. Utilização de conteúdos e recursos existentes em mídia digital.
Carga horária total: 400h | 40 créditos
2º SEMESTRE
EMENTA: A disciplina faz a Introdução à Gestão de Pessoas nas Organizações considerando o histórico, a evolução e a função estratégica da gestão de pessoas. Aborda o mapeamento de competências e Gestão por competência observando os Processos de recrutamento e seleção; de socialização organizacional, desenho, descrição e análise de cargos; de remuneração e planos de incentivos e benefícios; de treinamento, desenvolvimento e educação cooperativa. Debate a gestão do relacionamento com o cooperado e o relacionamento entre cooperados.
EMENTA: Análise teórica e prática das estruturas de administração de sociedades cooperativas. Discute as forças internas e externas de governança que dão suporte a diferentes práticas e mecanismos e caracteriza modelos de governança e suas aplicações em variados tipos de cooperativas. Apresenta boas práticas de governança corporativa no Brasil e no mundo, e o manual de boas práticas de governança cooperativa.
EMENTA: A disciplina desenvolve as competências dos discentes para o entendimento dos principais conceitos relacionados à mensuração e geração de informações de custos para fins de planejamento, controle e tomada de decisão nas organizações. Explora a terminologia, classificação, métodos de custeio, critérios de rateio, relação custo-volume-resultado e a implantação de sistemas de custos para formação de preços nas sociedades cooperativas.
EMENTA: A disciplina propõe pensar a cooperativa como organização estratégica para a promoção do desenvolvimento. Dispõe sobre a relação entre os conceitos de desenvolvimento regional e o dia a dia na gestão estratégica em uma cooperativa. A disciplina abarcará os conceitos de território e região, como espaços construídos socialmente, os processos de regionalização, cultura e sociedade, identidade regional e desenvolvimento regional.
EMENTA: A disciplina introduz o discente ao planejamento, sua conceituação, características e níveis de decisão. Oferece conhecimento sobre os tipos de planos: estratégico, tático e operacional, divisão do poder dentro das organizações cooperativas, processo de tomada de decisão e a participação dos associados. Possibilita a discussão sobre a filosofia empresarial, políticas organizacionais e conceitos de estratégia empresarial. Explora métodos e técnicas que permitem a análise das relações das organizações com os ambientes, a execução e acompanhamento da estratégia. Estuda a organização cooperativa e o planejamento como um sistema. Compreende as relações entre o planejamento e organização.
EMENTA: A disciplina introduz noções de direito individual do trabalho e de direito sindical. Apresenta as peculiaridades do contrato individual de trabalho, bem como temas relacionados à duração do trabalho; remuneração; alteração, suspensão e interrupção do contrato de trabalho. Aborda, igualmente, as formas de extinção do contrato de trabalho e suas consequências. Apresenta os aspectos da terceirização de serviços.
EMENTA: A disciplina possibilita ao discente adquirir competências que o capacitem a tornar-se um agente de transformação gerencial, a partir da visualização de um modelo de direção estratégica para as cooperativas, norteado pelos princípios que regem a boa governança, visando: ampliar a transparência da administração da sociedade cooperativa junto aos agentes da governança; o desenvolvimento e a competitividade das cooperativas, contribuindo para a sustentabilidade e perenidade do modelo cooperativista. Tais competências serão adquiridas por meio da organização de um projeto de modelo de governança cooperativa.
Carga horária total: 400h | 40 créditos
3º SEMESTRE
EMENTA: A disciplina explora os conceitos de Inovação, os tipos de inovação e o debate entre Criatividade x Invenção x Inovação. A disciplina debate o processo de inovação, o papel das empresas e das instituições na inovação e contexto social da inovação. A disciplina aborda Redes de Inovação o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, Agências de Fomento e os modos de Mensuração da Inovação e problematiza o papel do cooperado e do colaborador no método para inovar, considerando as características do cooperativismo como elemento gerador da cultura para inovar.
EMENTA: A disciplina apresenta o conceito de projeto, histórico, ciclo de vida do projeto. Explora Project Management Body of Knowledge (PMBOK). Discute os elementos do projeto e técnicas para sua elaboração, contemplando a organização do trabalho, cronograma, recursos e custos, com o uso de ferramentas de planejamento e acompanhamento de projetos.
EMENTA: A disciplina explora o papel do marketing nas organizações contemporâneas e na sociedade. A disciplina apresenta os conceitos centrais de Marketing. Aborda o Desenvolvimento e evolução dos conceitos de marketing. A disciplina debate a Filosofia de Marketing e orientações da Empresa para o Mercado; Ambiente de Marketing; Sistema de Suporte a Decisões em Marketing. Aborda Comportamento do Consumidor e Apresenta Equação do Valor e os princípios do cooperativismo como benefícios desta equação.
EMENTA: Aspectos básicos da Qualidade: ciclo PDCA, métodos de prevenção e solução de problemas: MASP, FMEA, FTA e 6 Sigma; Técnicas gerenciais: brainstorming, gráfico de pareto, lista de verificação, estratificação, histograma, gráfico de dispersão, cartas de controle, plano de ação, gráfico de Gantt, SETFI, GUT, matriz de contingências; Normalização: normalização internacional, nacional e de empresas cooperativas; Aspectos básicos da qualidade industrial; análise da qualidade; normas básicas para planos de amostragem e seus guias de utilização; os critérios de excelência e os prêmios regionais e nacionais. Métodos, técnicas e normas (ISOs e NBRs), aborda o PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas) e seus instrumentos de Gestão. Aborda BPM (Business Process Management) e suas influências na competitividade empresarial e operações logísticas e componentes do sistema logístico, incluindo a distribuição física e a estratégia logística.
EMENTA: A disciplina explora a gestão das relações interorganizacionais em sua diversidade de arranjos (redes de empresas – verticais e horizontais, clusters, polos tecnológicos, distritos industriais, consórcios, cadeias produtivas, sistemas produtivos locais). Apresenta o princípio da intercooperação. Dispõe sobre as peculiaridades que o sistema cooperativista proporciona para as cooperativas de primeiro, segundo e terceiro grau.
EMENTA: O processo de formação e desenvolvimento de líderes. Experiências com aprendizagem ativa focalizando os conceitos e fundamentos da liderança. Liderança compartilhada. Liderança autêntica. Aspectos do intercâmbio entre líderes e liderados. Novo paradigma de liderança. Atributos de grandes líderes, equipes e organizações. Processos de execução. Princípios da liderança baseada em valores humanos a serviço do bem comum. Liderança e gestão de organizações de alto desempenho.
EMENTA: A disciplina introduz os princípios constitucionais tributários e apresenta o sistema tributário nacional. Apresenta tributos em espécie. Imposto de renda das pessoas jurídicas. Contribuição Social sobre Lucro. PIS/COFINS. Imposto sobre Operações Financeiras. Imposto sobre Serviços. Incentivos fiscais à inovação.
EMENTA: A disciplina insere o discente em ambiência de coordenação de recursos e atividades das organizações cooperativas, capacitando-o a compreender os processos gerenciais que transformam informações em decisões, ações e resultados a partir da imersão nas peculiaridades inerentes destas organizações. Tendo como base que os processos gerenciais devem ser planejados e continuamente revisados, a disciplina explora o conceito e os componentes abordados em aula. Desenvolve um projeto de comunicação, liderança, intercooperação, marketing ou inovação.
Carga horária total: 400h | 40 créditos
4º SEMESTRE
EMENTA: A disciplina aborda a compreensão dos conceitos de empreendedorismo. Introduz aos conceitos de Economia Criativa; Indústrias Criativas; Elementos da Criatividade. Discute o papel de projetos criativo para o desenvolvimento econômico dos países. Apresenta elementos da cultura empreendedora, a função social do empreendedor e o mercado de Startups no Brasil e no mundo.
EMENTA: A disciplina aborda o processo comunicacional e os seus elementos, incluindo: Comunicação verbal e não verbal; Comunicação organizacional (conceito, histórico e evolução); Comunicação interna, institucional e mercadológica (de marketing). A disciplina aborda os meios de comunicação nas organizações e meios de comunicação de massa; a Comunicação integrada e imagem empresarial; a Gestão de marcas e Administração de crises empresariais. Aplicação dos princípios do cooperativismo como estratégia de comunicação e afirmação da posição da cooperativa no mercado. A influência da comunicação organizacional na promoção da inovação
EMENTA: Analisa a crise socioambiental, causas e cenários. Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade cooperativa. Responsabilidade ambiental e gestão ambiental pública e privada. Ferramentas de gestão ambiental. Responsabilidade Social. Desenho e implementação de programas de Responsabilidade Social. Performance Social das organizações cooperativas. Instrumentos de mensuração e divulgação de resultados de ações sustentáveis como o Global Reporting Initiative; Balanço Social Cooperativo; e, Relato Integrado.
EMENTA: Aborda o ambiente de controles internos e explora o conceito, finalidade e características da auditoria nas sociedades cooperativas. Apresenta introdução a Gestão e Gerenciamento de Riscos, tratando sua evolução no tempo, principais conceitos e modelos existentes no mercado e cenário atual. Papeis e Responsabilidades dentro da cooperativa. Frameworks e modelos de Referência para Gerenciamento de riscos. Discute o processo de identificação e classificação dos riscos, avaliação, mensuração, tratamento, monitoramento, informação e comunicação dos riscos.
EMENTA: A disciplina introduz os princípios contratuais. Apresenta as peculiaridades da formação e extinção dos contratos, vícios redibitórios e evicção. Apresenta a estrutura e a função dos contratos preliminares e de diversas modalidades de contratos: compra e venda, doação, locação, empréstimo, prestação de serviços, depósito, mandato, seguro e fiança.
EMENTA: A disciplina explora a análise horizontal e vertical das demonstrações financeiras e a análise por meio de indicadores financeiros e econômicos: liquidez, atividade, endividamento e rentabilidade. Discute as limitações da análise tradicional de indicadores nas sociedades cooperativas. Explora a gestão do capital de giro, necessidades de capital de giro e taxas de retorno sobre o investimento.
EMENTA: A disciplina oportuniza ao discente a concepção e aplicação de instrumento de planejamento e avaliação de gestão de cooperativas, em que seja capaz de criar e comunicar os desempenhos econômicos, sociais e ambientais da organização para todas as partes interessadas a partir da verificação de desempenho de uma organização cooperativa. Nesse sentido, a disciplina propõe a construção de um Plano de Negócios com a utilização dos instrumentos relacionados à identidade, governança e gestão, sendo considerados: a abrangência de indicadores que envolvem uma sociedade cooperativa; as condições macroeconômicas a que estão sujeitas; o relacionamento com os cooperados e a geração de valor para a sociedade.
Carga horária total: 400h | 40 créditos
Professores
Nome | Nível de Formação | Área |
---|---|---|
Mario De Conto | Doutor | Ciências Jurídicas e Sociais |
Rejane Inês Kieling | Doutora | Ciências Econômicas |
Roberto Tadeu Ramos Morais | Doutor | Administração |
Cinara Neumann Alves | Doutora | Desenvolvimento Regional |
Carlos Alberto Oliveira de Oliveira | Doutor | Engenharia Agronômica |
Rosane Oliveira Zimmer | Doutora | Educação |
Paola Richter Londero | Doutora | Ciências Contábeis |
Deivid Ilecki Forgiarini | Doutor | Administração |
BOLSAS DE ESTUDO
Associados e empregados de cooperativas têm direito a Bolsas de Estudo para cursarem atividades na ESCOOP, em nível de graduação e pós-graduação, custeadas pelo SESCOOP/RS, no valor de 70% (setenta por cento) das mensalidades.
O candidato aprovado no processo seletivo e que tenha até 24 anos poderá pleitear bolsa de estudos de até 100% da mensalidade nos termos da resolução SESCOOP/RS Nº162, de 26 de outubro de 2021.
Matrícula
Matrícula mínima de 4 disciplinas
Valor do crédito: R$ 23,00