O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas já possui um histórico de mais de dez anos de experiência na qualificação profissional para a gestão e lideranças de cooperativas de todos os ramos de atividade.

Nossas turmas atendem ao perfil da heterogeneidade com aulas dinâmicas que unem a teoria com a prática em imersões na realidade das cooperativas a partir de vivências e elaboração de projetos que integram o saber teórico com os saberes adquiridos em cooperativas que se destacam pelo espírito cooperativista aplicado a sua gestão.

O cooperativismo é reconhecido mundialmente como capacitado a atender aos objetivos do Desenvolvimento Sustentável por estar focado nas pessoas. Venha fazer parte desta grande transformação que visa cooperar para o desenvolvimento econômico, social e ambiental.

Coordenadora: Rejane Inês Kieling

Carga Horária: 1600 horas

Duração: 4 Semestres (2 anos)

Aulas presencias: segunda-feira à quinta-feira + aulas EaD

Cidade: Porto Alegre(RS)

Horários: 19:00 às 22:30

1º SEMESTRE
Pensamento Crítico do Cooperativismo 60h | 6 créditos

EMENTA: A disciplina oferece ao discente um ambiente de exposição e discussão sobre a evolução do cooperativismo como teoria e a evolução do movimento cooperativista. Com perspectiva histórica mundial e brasileira, permite o discente estabelecer relação entre os princípios e valores do cooperativismo e a trajetória do pensamento cooperativista no Brasil e no mundo.

Educação Cooperativista, Ética e Cidadania30h | 3 créditos

EMENTA: A disciplina aborda a racionalidade da ação humana e a necessidade de ruptura com a visão organicista, a partir da interação com os diversos conhecimentos e a complexidade contemporânea. Dialogicidade, democracia e cooperação como princípios, conteúdos e métodos de ensino e aprendizagem em oposição à competição. Potencialização e valoração da arte como ferramenta que opera os estados mentais de equilíbrio entre corpo e mente, das múltiplas inteligências, da criatividade, do ócio criativo e, por conseguinte, da inovação. Práticas emancipatórias de gestão cooperativista na perspectiva freiriana de emancipação do gênero humano na expressão das diversidades e pluralidades em contextos organizacionais cooperativistas. Participação Social.

Contabilidade Societária60h | 6 créditos

EMENTA: A disciplina oferece ao discente a compreensão do papel da contabilidade como sistema de informação. Discute os tipos de usuários da informação contábil, as premissas e características qualitativas da informação. Provê o conhecimento sobre os elementos que constituem as demonstrações contábeis, seus critérios de mensuração, processo de elaboração e divulgação das demonstrações contábeis obrigatórias pela legislação e normas contábeis aplicadas às cooperativas. Analisa o ato cooperativo sob a ótica da contabilidade e suas repercussões na estrutura patrimonial.

Fundamentos de Administração60h | 6 créditos

EMENTA: A disciplina apresenta a Teoria Geral da Administração. Oferece a discussão sobre escolas administrativas, história, evolução e tendências da administração nas organizações. Apresenta ao aluno uma primeira noção do processo administrativo e suas funções, ambiente organizacional e o processo administrativo que compreende o planejamento, organização, direção e controle das entidades. Os conceitos de administração aplicados às cooperativas.

Economia da Cooperação60h | 6 créditos

EMENTA: A disciplina apresenta os fundamentos da teoria econômica. Apresenta a cooperação como fenômeno econômico. Discute a visão dos neoclássicos sobre cooperação. Aborda teorias econômicas para explicar a cooperação, como a teoria da agência, teoria dos contratos, economia dos custos de transação e teoria dos jogos. Discute a lógica da ação coletiva. Discute as diferenças entre competição e cooperação. Faz a introdução do debate sobre Redes de cooperação. Aborda aspectos econômicos da construção da economia solidária no Brasil. Apresenta as novas abordagens da sociologia econômica para explicar a cooperação.

Direito e Legislação Cooperativa60h | 6 créditos

EMENTA: A disciplina introduz a evolução do Direito Cooperativo Internacional e suas fontes, bem como sua influência na legislação nacional. Apresenta a legislação brasileira atinente às Sociedades Cooperativas, partindo da Constituição Federal e da Lei Geral de Cooperativas, analisando ainda as especificidades dos segmentos cooperativos em seus aspectos societários. Legislação dos órgãos reguladores.

Introdução a Educação a Distância – EaD30h | 3 créditos

EMENTA: Conhecer os Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA. Uso do AVA institucional. Pesquisa online. A relação aluno-professor na EaD. A autonomia de trabalho acadêmico diante do universo de conhecimentos que o aluno constrói em seu percurso formativo por meio da EaD. Interatividade, chats, fóruns, avaliação, atividades síncronas e assíncronas. Utilização de conteúdos e recursos existentes em mídia digital.

Projeto Integrador I 40h | 4 créditos

EMENTA: A disciplina insere o discente em ambiência de coordenação de recursos e atividades das organizações cooperativas, capacitando-o a compreender os processos gerenciais que transformam informações em decisões, ações e resultados a partir da imersão nas peculiaridades inerentes destas organizações. Tendo como base que os processos gerenciais devem ser planejados e continuamente revisados, a disciplina explora o conceito e os componentes abordados em aula. Desenvolve um projeto de comunicação, liderança, intercooperação, marketing ou inovação.

Carga horária total: 400h | 40 créditos

2º SEMESTRE
Gestão de Pessoas em Sociedades Cooperativas60h | 6 créditos

EMENTA: A disciplina faz a Introdução à Gestão de Pessoas nas Organizações considerando o histórico, a evolução e a função estratégica da gestão de pessoas. Aborda o mapeamento de competências e Gestão por competência observando os Processos de recrutamento e seleção; de socialização organizacional, desenho, descrição e análise de cargos; de remuneração e planos de incentivos e benefícios; de treinamento, desenvolvimento e educação cooperativa. Debate a gestão do relacionamento com o cooperado e o relacionamento entre cooperados.

Governança Cooperativista60h | 6 créditos

EMENTA: Análise teórica e prática das estruturas de administração de sociedades cooperativas. Discute as forças internas e externas de governança que dão suporte a diferentes práticas e mecanismos e caracteriza modelos de governança e suas aplicações em variados tipos de cooperativas. Apresenta boas práticas de governança corporativa no Brasil e no mundo, e o manual de boas práticas de governança cooperativa.

Custos para Decisão e Controle60h | 6 créditos

EMENTA: A disciplina desenvolve as competências dos discentes para o entendimento dos principais conceitos relacionados à mensuração e geração de informações de custos para fins de planejamento, controle e tomada de decisão nas organizações. Explora a terminologia, classificação, métodos de custeio, critérios de rateio, relação custo-volume-resultado e a implantação de sistemas de custos para formação de preços nas sociedades cooperativas.

Desenvolvimento Regional60h | 6 créditos

EMENTA: A disciplina propõe pensar a cooperativa como organização estratégica para a promoção do desenvolvimento. Dispõe sobre a relação entre os conceitos de desenvolvimento regional e o dia a dia na gestão estratégica em uma cooperativa. A disciplina abarcará os conceitos de território e região, como espaços construídos socialmente, os processos de regionalização, cultura e sociedade, identidade regional e desenvolvimento regional.

Estratégia Empresarial60h | 6 créditos

EMENTA: A disciplina introduz o discente ao planejamento, sua conceituação, características e níveis de decisão. Oferece conhecimento sobre os tipos de planos: estratégico, tático e operacional, divisão do poder dentro das organizações cooperativas, processo de tomada de decisão e a participação dos associados. Possibilita a discussão sobre a filosofia empresarial, políticas organizacionais e conceitos de estratégia empresarial. Explora métodos e técnicas que permitem a análise das relações das organizações com os ambientes, a execução e acompanhamento da estratégia. Estuda a organização cooperativa e o planejamento como um sistema. Compreende as relações entre o planejamento e organização.

Direito do Trabalho30h | 3 créditos

EMENTA: A disciplina introduz noções de direito individual do trabalho e de direito sindical. Apresenta as peculiaridades do contrato individual de trabalho, bem como temas relacionados à duração do trabalho; remuneração; alteração, suspensão e interrupção do contrato de trabalho. Aborda, igualmente, as formas de extinção do contrato de trabalho e suas consequências. Apresenta os aspectos da terceirização de serviços.

Projeto Integrador II40h | 4 créditos

EMENTA: A disciplina possibilita ao discente adquirir competências que o capacitem a tornar-se um agente de transformação gerencial, a partir da visualização de um modelo de direção estratégica para as cooperativas, norteado pelos princípios que regem a boa governança, visando: ampliar a transparência da administração da sociedade cooperativa junto aos agentes da governança; o desenvolvimento e a competitividade das cooperativas, contribuindo para a sustentabilidade e perenidade do modelo cooperativista. Tais competências serão adquiridas por meio da organização de um projeto de modelo de governança cooperativa.

Carga horária total: 400h | 40 créditos

3º SEMESTRE
Gestão da Inovação60h | 6 créditos

EMENTA: A disciplina explora os conceitos de Inovação, os tipos de inovação e o debate entre Criatividade x Invenção x Inovação. A disciplina debate o processo de inovação, o papel das empresas e das instituições na inovação e contexto social da inovação. A disciplina aborda Redes de Inovação o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, Agências de Fomento e os modos de Mensuração da Inovação e problematiza o papel do cooperado e do colaborador no método para inovar, considerando as características do cooperativismo como elemento gerador da cultura para inovar.

Gestão de Projetos30h | 3 créditos

EMENTA: A disciplina apresenta o conceito de projeto, histórico, ciclo de vida do projeto. Explora Project Management Body of Knowledge (PMBOK). Discute os elementos do projeto e técnicas para sua elaboração, contemplando a organização do trabalho, cronograma, recursos e custos, com o uso de ferramentas de planejamento e acompanhamento de projetos.

Marketing para Cooperativas60h | 6 créditos

EMENTA: A disciplina explora o papel do marketing nas organizações contemporâneas e na sociedade. A disciplina apresenta os conceitos centrais de Marketing. Aborda o Desenvolvimento e evolução dos conceitos de marketing. A disciplina debate a Filosofia de Marketing e orientações da Empresa para o Mercado; Ambiente de Marketing; Sistema de Suporte a Decisões em Marketing. Aborda Comportamento do Consumidor e Apresenta Equação do Valor e os princípios do cooperativismo como benefícios desta equação.

Gestão da Qualidade e Processos60h | 6 créditos

EMENTA: Aspectos básicos da Qualidade: ciclo PDCA, métodos de prevenção e solução de problemas: MASP, FMEA, FTA e 6 Sigma; Técnicas gerenciais: brainstorming, gráfico de pareto, lista de verificação, estratificação, histograma, gráfico de dispersão, cartas de controle, plano de ação, gráfico de Gantt, SETFI, GUT, matriz de contingências; Normalização: normalização internacional, nacional e de empresas cooperativas; Aspectos básicos da qualidade industrial; análise da qualidade; normas básicas para planos de amostragem e seus guias de utilização; os critérios de excelência e os prêmios regionais e nacionais. Métodos, técnicas e normas (ISOs e NBRs), aborda o PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas) e seus instrumentos de Gestão. Aborda BPM (Business Process Management) e suas influências na competitividade empresarial e operações logísticas e componentes do sistema logístico, incluindo a distribuição física e a estratégia logística.

Intercooperação e Relações Interorganizacionais60h | xx créditos

EMENTA: A disciplina explora a gestão das relações interorganizacionais em sua diversidade de arranjos (redes de empresas – verticais e horizontais, clusters, polos tecnológicos, distritos industriais, consórcios, cadeias produtivas, sistemas produtivos locais). Apresenta o princípio da intercooperação. Dispõe sobre as peculiaridades que o sistema cooperativista proporciona para as cooperativas de primeiro, segundo e terceiro grau.

Liderança em Sociedades Cooperativas30h | 3 créditos

EMENTA: O processo de formação e desenvolvimento de líderes. Experiências com aprendizagem ativa focalizando os conceitos e fundamentos da liderança. Liderança compartilhada. Liderança autêntica. Aspectos do intercâmbio entre líderes e liderados. Novo paradigma de liderança. Atributos de grandes líderes, equipes e organizações. Processos de execução. Princípios da liderança baseada em valores humanos a serviço do bem comum. Liderança e gestão de organizações de alto desempenho.

Direito Tributário30h | 3 créditos

EMENTA: A disciplina introduz os princípios constitucionais tributários e apresenta o sistema tributário nacional. Apresenta tributos em espécie. Imposto de renda das pessoas jurídicas. Contribuição Social sobre Lucro. PIS/COFINS. Imposto sobre Operações Financeiras. Imposto sobre Serviços. Incentivos fiscais à inovação.

Projeto Integrador III40h | 4 créditos

EMENTA: A disciplina insere o discente em ambiência de coordenação de recursos e atividades das organizações cooperativas, capacitando-o a compreender os processos gerenciais que transformam informações em decisões, ações e resultados a partir da imersão nas peculiaridades inerentes destas organizações. Tendo como base que os processos gerenciais devem ser planejados e continuamente revisados, a disciplina explora o conceito e os componentes abordados em aula. Desenvolve um projeto de comunicação, liderança, intercooperação, marketing ou inovação.

Carga horária total: 400h | 40 créditos

4º SEMESTRE
Empreendedorismo e Economia Criativa60h | 6 créditos

EMENTA: A disciplina aborda a compreensão dos conceitos de empreendedorismo. Introduz aos conceitos de Economia Criativa; Indústrias Criativas; Elementos da Criatividade. Discute o papel de projetos criativo para o desenvolvimento econômico dos países. Apresenta elementos da cultura empreendedora, a função social do empreendedor e o mercado de Startups no Brasil e no mundo.

Comunicação Organizacional60h | 6 créditos

EMENTA: A disciplina aborda o processo comunicacional e os seus elementos, incluindo: Comunicação verbal e não verbal; Comunicação organizacional (conceito, histórico e evolução); Comunicação interna, institucional e mercadológica (de marketing). A disciplina aborda os meios de comunicação nas organizações e meios de comunicação de massa; a Comunicação integrada e imagem empresarial; a Gestão de marcas e Administração de crises empresariais. Aplicação dos princípios do cooperativismo como estratégia de comunicação e afirmação da posição da cooperativa no mercado. A influência da comunicação organizacional na promoção da inovação

Sustentabilidade30h | 3 créditos

EMENTA: Analisa a crise socioambiental, causas e cenários. Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade cooperativa. Responsabilidade ambiental e gestão ambiental pública e privada. Ferramentas de gestão ambiental. Responsabilidade Social. Desenho e implementação de programas de Responsabilidade Social. Performance Social das organizações cooperativas. Instrumentos de mensuração e divulgação de resultados de ações sustentáveis como o Global Reporting Initiative; Balanço Social Cooperativo; e, Relato Integrado.

Gestão de Riscos60h | 6 créditos

EMENTA: Aborda o ambiente de controles internos e explora o conceito, finalidade e características da auditoria nas sociedades cooperativas. Apresenta introdução a Gestão e Gerenciamento de Riscos, tratando sua evolução no tempo, principais conceitos e modelos existentes no mercado e cenário atual. Papeis e Responsabilidades dentro da cooperativa. Frameworks e modelos de Referência para Gerenciamento de riscos. Discute o processo de identificação e classificação dos riscos, avaliação, mensuração, tratamento, monitoramento, informação e comunicação dos riscos.

Direito Contratual30h | 3 créditos

EMENTA: A disciplina introduz os princípios contratuais. Apresenta as peculiaridades da formação e extinção dos contratos, vícios redibitórios e evicção. Apresenta a estrutura e a função dos contratos preliminares e de diversas modalidades de contratos: compra e venda, doação, locação, empréstimo, prestação de serviços, depósito, mandato, seguro e fiança.

Análise de Demonstrativos Financeiros30h | 3 créditos

EMENTA: A disciplina explora a análise horizontal e vertical das demonstrações financeiras e a análise por meio de indicadores financeiros e econômicos: liquidez, atividade, endividamento e rentabilidade. Discute as limitações da análise tradicional de indicadores nas sociedades cooperativas. Explora a gestão do capital de giro, necessidades de capital de giro e taxas de retorno sobre o investimento.

Projeto Integrador IV40h | 4 créditos

EMENTA: A disciplina oportuniza ao discente a concepção e aplicação de instrumento de planejamento e avaliação de gestão de cooperativas, em que seja capaz de criar e comunicar os desempenhos econômicos, sociais e ambientais da organização para todas as partes interessadas a partir da verificação de desempenho de uma organização cooperativa. Nesse sentido, a disciplina propõe a construção de um Plano de Negócios com a utilização dos instrumentos relacionados à identidade, governança e gestão, sendo considerados: a abrangência de indicadores que envolvem uma sociedade cooperativa; as condições macroeconômicas a que estão sujeitas; o relacionamento com os cooperados e a geração de valor para a sociedade.

Carga horária total: 400h | 40 créditos

Professores

 

Nome Nível de Formação Área
Rejane Inês Kieling Doutora Ciências Econômicas
Roberto Tadeu Ramos Morais Doutor Administração
Cinara Neumann Alves Doutora Desenvolvimento Regional
Carlos Alberto Oliveira de Oliveira Doutor Administração
Rosane Oliveira Zimmer Doutora Educação
Paola Richter Londero Doutora Ciências Contábeis
Viviane Laimer Doutora Desenvolvimento Regional
José Máximo Daronco Mestre Ciências Contábeis
Daniele Weber da Silva Leal Doutora Ciências Jurídicas e Sociais
Roberta Eggert Poll Doutora Ciências Jurídicas e Sociais

BOLSAS DE ESTUDO

 

Associados e empregados de cooperativas têm direito a Bolsas de Estudo para cursarem atividades na ESCOOP, em nível de graduação e pós-graduação, custeadas pelo SESCOOP/RS, no valor de 70% (setenta por cento) das mensalidades.

O candidato aprovado no processo seletivo e que tenha até 24 anos poderá pleitear bolsa de estudos de até 100% da mensalidade nos termos da resolução SESCOOP/RS Nº162, de 26 de outubro de 2021.

 

Matrícula

Matrícula mínima de 4 disciplinas

Valor do crédito: R$ 23,00

Atendimento ao aluno para dúvidas acadêmicas da ESCOOP:

Jaime Coutinho: jaime-coutinho@sescooprs.coop.br (Supervisor Acadêmico)

Assuntos administrativos e financeiros da ESCOOP:

Angela Buchele: angela-buchele@sescooprs.coop.br (Supervisora Administrativa)

Atendimento geral ao aluno: 

Arthur Andrade e Gabriela Sampaio: secretaria@escoop.edu.br

Ouvidoria 

Profª. Rosane Oliveira Zimmer:
ouvidoria@escoop.edu.br
(críticas, sugestões, reclamações, elogios e denúncias)

MANIFESTE INTERESSE

Ao clicar em “enviar” declaro estar ciente com os termos do Aviso de Privacidade.

Quer SABER MAIS?

Entre em contato pelo e-mail: relacionamento@escoop.edu.br e saiba mais detalhes.