Como atividade da disciplina de Português Instrumental da graduação em Gestão de Cooperativas da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, alunos lançaram no final do primeiro semestre deste ano o curta-metragem “Aprender a aprender: histórias da turma de 2016”, que foi utilizada como recurso didático pela professora Rosane Zimmer.

O objetivo da professora ao propor a metodologia foi trabalhar de forma mais intensa a compreensão e domínio do idioma, o entendimento de quem fala e quem ouve, entre quem escreve e quem lê, abordando as reflexões sobre a língua e suas implicações na comunicação humana.

De março a junho de 2017 a turma do 3º semestre foi instigada à produção de distintas sínteses em torno da linguagem, no sentido de explorar o seu contexto dinâmico de manifestação. Entre as produções, a recuperação das memórias pela via de um curta-metragem sobre as vivências na disciplina foi atividade singular da disciplina. O lançamento do curta “Aprender a Aprender: histórias da turma 2016”, no dia 26 de junho, foi a expressão de atividades como a construção de um portfólio, com a simulação de situações reais da vida de uma cooperativa, desde o estatuto, princípios, ramos, objetivos, missão, serviços, além de memorandos, ofícios e projetos para a finalização do filme. Além disso, o estudo da língua a partir de poetas como Fernando Pessoa e seus heterônimos (personagens fictícios), Caetano Veloso, Olavo Bilac, Lygia Fagundes, o samba-enredo da Mangueira de 2007 e as crônicas de Luís Fernando Veríssimo, Fabrício Carpinejar e Martha Medeiros, entre outros, constituíram a disposição de elevar a nutrição estética pela via da própria língua ao cotidiano do ensino superior.

Seguida desta disposição, tarefas como realização de atas a cada encontro, criação de jingle, declamação de músicas e poesias, de heterônimos, elaboração de currículo lattes, vitae e criativo, entre outros, foram agregados aos modos de endereçamento do curta-metragem. Como ponto relevante, o projeto teve ainda o registro da execução do documentário “Língua, vidas em Português”, de Victor Lopes e a presença da professora Débora Grace Brum e sua aula magna sobre a origem e importância da Língua Portuguesa.

A noite de estreia do filme “Aprender a Aprender: histórias da turma 2016” contou com a promoção, presença e incentivo da direção e funcionários da Faculdade, além de convidados, familiares, amigos e professores das turmas 2015 e 2017. Na oportunidade, os alunos da disciplina Português Instrumental assinalaram seu engajamento às causas sociais cooperativas, como a doação de um cachecol como recurso de ingresso, estimulando a iniciativa do Sescoop/RS para o inverno de 2017.

“O exercício de promover e materializar esta vivência no formato de um filme, além de prática cultural, foi um exemplo da dinamicidade do ensino e aprendizagem pela via de sons e imagens, de roteiro, de produção, de edição, de sensibilidade e de engajamento”, frisou a professora Rosane Zimmer. Sem desconsiderar as dimensões textuais, a intensão foi potencializar o caráter comunicativo bem mais amplo e que cada vez mais estamos estimulados a corresponder, especialmente no mundo do trabalho.