Os alunos do Curso de Graduação de Gestão de Cooperativas visitaram a Cooperativa Agrícola Mista General Osório (Cotribá) no dia 5 de outubro. O grupo de alunos foi acompanhado pelo professor Ernesto Enio Budke Krug. A Cotribá é uma cooperativa agropecuária com mais de 8.000 associados diretos, faturamento de mais de 1 bilhão de reais e possui em torno de 1000 colaboradores e atua em mais de 50 municípios do Estado, beneficiando direta e indiretamente milhares de pessoas e produtores. Atua em diferentes atividades, entre elas, recebimento de grãos (soja, trigo, milho, cevada ,aveia , azevem, arroz, canola), fornecimento de insumos básicos, defensivos agrícolas, produção de sementes, fornecimento de rações, postos de combustíveis e recebimento de leite.

A visita contou com a palestra do presidente Celso Krug, gerentes Ana Marlise Koeppe e Marcelo Debortoli e durante a visita a comitiva foi acompanhada pelo assessor de comunicação, Eleandro Silva. As visitas foram realizadas aos setores Administrativo/Financeiro, Contabilidade e Controladoria, Direção, TI, Departamento Técnico, Veterinária, área de ferragens, Defensivos Agrícolas, Fábrica de Rações, Produção de Sementes Certificadas, Supermercados. Visitaram ainda o produtor de leite e grãos, Egon Scheffer, que possui três filhos e familiares que trabalham na propriedade. Iniciou com leite em 1982 e hoje, produz mais de 3.500 litros de leite por dia e, produz também, grãos em seus 247 hectares de terra que possui. 

Segundo o professor Ernesto Krug, a visita possibilitou aos alunos conhecerem a boa governança em todas as áreas da cooperativa e verificaram o quanto é possível organizar produtores familiares, econômica e socialmente em uma cooperativa. “É um dos grandes casos de sucesso que temos no nosso estado”, completou.

CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...