Durante cinco dias, de 30 de setembro a 4 de outubro, 38 dirigentes e associados de cooperativas do ramo Crédito, integrantes dos sistemas Unicred e Sicredi, do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e da Escoop, participaram da Missão ao Vale do Silício, na Califórnia, nos Estados Unidos, onde tiveram acesso ao mundo da inovação e tecnologia, com o objetivo de buscar subsídios para estimular o processo de inovação nas sociedades cooperativas do Rio Grande do Sul. Participaram da Missão, o vice-presidente da Central Sicredi Sul Sudeste, Marcio Port e o diretor geral da Unicred Central RS, Rodrigo Borges, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, o superintendente do Sescoop/RS, Norberto Tomasini, o gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos, o analista técnico do Sescoop/RS, Cássio Triches e o coordenador de Graduação da Escoop, Carlos Alberto Oliveira de Oliveira.

Conectados ao ambiente de inovação, os participantes tiveram acesso ao ecossistema de startups, aceleradoras, incubadoras e centros de inovação, sempre com o objetivo de buscar um ambiente mais flexível e horizontal, adaptado às necessidades atuais. Conduzidos pela Startse, empresa contratada pelo Sescoop/RS, os participantes foram impactados pelas novas tecnologias e novas formas de gestão e modelos de negócios. Na Missão organizada pela Escoop Cred, a comitiva visitou ambientes e assistiu a palestras sobre assuntos específicos de sua área de atuação, como aprimorar a experiência entre cliente e instituição financeira com simplicidade e transparência nas relações em todos os ambientes digitais, as características e o estágio de desenvolvimento e adoção da Inteligência Artificial, a gama de tecnologias disponíveis e a agilidade que a cultura organizacional das startups apresenta para o ambiente de negócios, dentre outros.

Plug and Play

No primeiro dia, os participantes visitaram a Plug and Play, que é considerada a maior aceleradora de startups do mundo, interagindo com diversos empreendedores. Entre as atividades, Neal Siganporia, que é gestor de soluções da Startup Moxtra, fez um pitch para o grupo da missão. A Moxtra está desenvolvendo um serviço que aprimora a gestão do relacionamento entre os negócios e seus clientes. A solução que Neal apresentou tem como propósito aprimorar a experiência entre cliente e instituição financeira com simplicidade e transparência nas relações em todos os ambientes digitais.

Universidade da Califórnia, Berkeley

O diretor da Faculdade e professor de Inteligência Artificial na Universidade da Califórnia, Berkeley, Alberto Todeschini, abordou as características e o estágio de desenvolvimento e adoção da Inteligência Artificial. O objetivo da IA é perceber o mundo a partir de vídeos, imagens, textos e áudios para fazer predições e realizar tomadas de decisão. Segundo Alberto, somente 0,5 a 1% de todos os dados disponíveis são utilizados para aplicações de Inteligência Artificial.

Startup Brex

Lucas Fox, da startup Brex, comentou sobre como as cooperativas de crédito podem estimular o ecossistema de inovação no Brasil. A Brex é uma startup que fornece cartão de crédito corporativo para outras startups. Confira o vídeo AQUI.

Programa de aceleração VISA

Gestora de Inovação no Brasil do Programa de Aceleração VISA, Beatriz Montiani, que contou que a VISA conta com um programa para apoiar startups com equity free, ou seja, sem exigência de participação acionária no negócio.

Beatriz explicou o formato do projeto e destacou que o programa teve mais de 3.400 inscritos e mais de 400 mentorias já foram realizadas.

Getmore

Edgar Scherer, CEO e Co-Founder da Getmore, explicou que a empresa reúne, em sua plataforma, lojas, produtos, preços, cupons e promoções, mostrando o que o cliente busca, e possibilitando um cashback, ou seja, a condição de recuperação de parte do valor das compras.

Startup Juntos

Érico Gomes, da startup Juntos, propõe um relacionamento baseado na confiança, criando um envolvimento bidirecional entre instituições e demandantes dos serviços nas relações digitais. A Juntos é uma fintech subcredenciadora no arranjo de pagamentos dos cartões de crédito e débito, de bandeiras mundialmente aceitas, como Visa e Mastercard. Especializada em hardware, software e fullservice para o varejo, fornece uma série de facilidades integradas ao aplicativo do usuário final de cashback e cashless, operando sob uma conta digital de pagamento.

HP

O diretor sênior da HP, Global Device-as-a-Service, Vinicius David, falou sobre a importância da cultura organizacional e da valorização das pessoas para o incentivo à inovação. Ele destacou que a tecnologia, na grande maioria das organizações, é um meio de alcançar os objetivos e não um fim em si só, da mesma forma que, em uma organização focada nas pessoas, a educação e uma mentalidade de melhoria constante são consideradas como caminho para prosperidade.

Device-as-a-Service (DaaS) é o programa da HP de gerenciamento de aparelhos para cobrir os sistemas iOS e macOS, da Apple. Como parte dessa nova oferta de DaaS expandida, mais conhecida pelo termo “managed mobility services (MMS / serviços gerenciados de mobilidade), os usuários podem integrar dispositivos como iPhones, iPads e Macs com o suporte e os serviços gerenciados e de análise da HP.

StartSe

O sócio da StartSe, Mauricio Benvenutti, comentou sobre a importância das pessoas por trás das inovações e tecnologias. “Toda gente talentosa é digna de autonomia e prospera na liberdade”. Confira AQUI o vídeo completo.

PayPal

Fundado por Elon Musk, Max Levchin e Peter Thiel, em 1998, com a visão de democratizar os serviços financeiros e empoderar os usuários da plataforma, o Paypal alcançou crescimento rápido, o que levou para um IPO 4 anos depois da sua fundação. E, pouco depois, foi adquirida pelo eBay por US$1,5 bilhão. Atualmente, o PayPal é líder global em soluções de pagamento online com mais de 244 milhões de contas em todo o mundo. Em sua palestra aos membros da Missão EscoopCred ao Vale do Silício, o chefe de parcerias de pagamentos corporativos do PayPal, Eduardo Righi, destacou a importância da segurança cibernética para realização de transações financeiras no contexto digital.

Depoimentos

Para Vergilio Perius, a viagem proporcionou refletir sobre a adaptação das cooperativas gaúchas. “No mundo cada vez mais competitivo e tecnológico, a Escoop tem um papel fundamental em ajudar as cooperativas a encontrarem os melhores caminhos para seu desenvolvimento. Temos muito espaço para crescer. O Sescoop/RS quer cada vez ser mais auxiliar na capacitação das cooperativas”.

Márcio Port avalia a viagem de forma positiva no sentido de aproveitarem o ecossistema de inovação da região. “Reiteramos que não precisamos trabalhar sozinhos e sim trabalhar de forma colaborativa. Apesar de ser uma região predominantemente tecnológica, as startups priorizam as pessoas e não os processos. É importante refletirmos. Nosso foco deve ser na satisfação e relacionamento com as pessoas. Isso sempre será difícil de ser copiado. É importante que as cooperativas tenham clareza sobre seu real propósito, o motivo pelo qual elas foram criadas”.

Rodrigo Borges destaca a importância da missão e do sistema cooperativo do Rio Grande do Sul, juntamente com a Escoop, buscar incentivar e engajar as pessoas para o novo momento de inovação. “Bebemos direto da fonte, onde as pessoas contribuem e fazem as coisas acontecerem juntas. E o sistema do RS tem isso na sua essência: as pessoas se engajam por um propósito em comum e essa é a nossa oportunidade de melhorar. Vamos voltar da viagem e multiplicar o conhecimento para que possamos trabalhar juntos e ir cada vez mais longe”.

Pós Missão Vale do Silício

Após a viagem, será realizado na Escoop um seminário de avaliação da Missão e traçados os próximos passos do projeto, com a verificação do aproveitamento dos conhecimentos adquiridos no dia a dia das cooperativas.

Para acompanhar a cobertura completa da Missão da Escoop Cred ao Vale do Silício, acesse o Facebook da Escoop: CLIQUE AQUI

CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...