Os alunos da Escoop, da Disciplina de Estudo de Caso Prático, administrada pelo professor Ernesto Krug, visitaram no dia 11 de outubro de 2019, a Cooperativa Languiru, para conhecer na prática o cooperativismo. A programação contou com a palestra do presidente da Cooperativa, Dirceu Bayer, sobre toda a evolução dos diferentes negócios da Cooperativa para chegar com sucesso na diversificação em diferentes áreas em que atua (leite, suíno, frango, rações, agrocenter, supermercados e postos de gasolina). Após a exposição, o presidente  respondeu aos questionamentos dos alunos.

Houve também uma palestra sobre as estratégias de marketing e de comunicação pelo gerente da área, Alexandre Schneider. Na sequência, realizou-se a visita à indústria de laticínios, que foi antecedida pela exposição do gerente Luiz Becker e Patrícia, sobre os produtos lácteos produzidos. Na parte da tarde, após o almoço visitaram o moderno Frigorífico de Suínos, que abate 1500 suínos por dia.

Inicialmente o grupo recebeu uma exposição da área de qualidade. Prosseguindo realizou-se, acompanhado pelo técnico Daniel, visita ao produtor de leite e suínos da família DarcDecker, que possui 48 vacas em lactação com média de 30 litros/dia. Por fim,visitou-se o Agrocenter e Supermercado da Sede da Cooperativa.