ONU e Sistema Ocergs firmam protocolo com foco na Escoop e inovação cooperativa 

Parceria reforça o papel da Escoop e inicia cooperação sustentável com ênfase em agricultura, energia limpa e transferência de conhecimento

A Escola Superior do Cooperativismo (Escoop), mantida pelo Sescoop/RS e parte do Sistema Ocergs, ganha destaque como contraparte estratégica nesta nova fase de atuação cooperativista: além de ser referência nacional em formação de cooperados, colaboradores e lideranças do setor, ela foi citada como elemento-chave na transferência de conhecimento para cooperação técnica internacional, especialmente para a atração de fundos climáticos com potencial de impacto global, conforme ressaltado pelas partes envolvidas. 

O protocolo de intenções 

Representantes do Sistema Ocergs e da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) assinaram em 18 de julho, em Porto Alegre, um protocolo de intenções visando promover projetos cooperativos nas áreas de agricultura sustentável, energia limpa e biofertilizantes. A assinatura é o ponto de partida após duas jornadas de reuniões no próprio sistema gaúcho, onde foram identificadas as oportunidades de atuação conjunta. 

Intercooperação: Escoop e impacto global 

A Escoop, como primeira instituição de ensino superior dedicada exclusivamente ao cooperativismo no Brasil, assume um papel central na visão da cooperação técnica internacional: sua atuação acentua o potencial das cooperativas gaúchas de fortalecer projetos junto à Unido, particularmente em áreas de clima, inovação e transposição de conhecimento para outras regiões. Esse protagonismo torna-se diferencial estratégico para atrair investimentos e ampliar a presença sustentável do cooperativismo gaúcho no cenário global. 

Próximos passos 

Entre os objetivos definidos para o segundo semestre de 2025 estão: 

  • Aprofundar o diálogo e mapear oportunidades conjuntas de captação de recursos, incluindo fundos internacionais climáticos e doadores bilaterais. 
  • Desenvolver projetos de cooperação técnica, com apoio da Escoop, para fortalecer a formação e a internacionalização do cooperativismo. 

Sobre a Unido 

É a agência da ONU responsável por promover o desenvolvimento industrial inclusivo e sustentável. Com 173 países-membros, atua em temas como combate à fome, mudanças climáticas e promoção de cadeias produtivas de baixo carbono. Suas ações incluem cooperação técnica, assessoria em políticas públicas e articulação de parcerias entre os setores público e privado. 

Quer saber mais?

Entre em contato pelo e-mail: relacionamento@escoop.edu.br e saiba mais detalhes.

CONFIRA TAMBÉM

Cursos abertos para fortalecer o cooperativismo em 2026

Cursos abertos para fortalecer o cooperativismo em 2026

Cursos abertos para fortalecer o cooperativismo em 2026 Escoop divulga calendário de cursos abertos e gratuitos para apoiar o planejamento de capacitações das cooperativas gaúchas  Os cursos abertos e gratuitos da Escola Superior do Cooperativismo (Escoop) já têm...

Escoop apresenta resultados da agenda de inovação no cooperativismo

Escoop apresenta resultados da agenda de inovação no cooperativismo

Escoop apresenta resultados da agenda de inovação no cooperativismo Relatório 2025 mostra avanços em conexão com startups, capacitações e apoio direto às cooperativas A Escola Superior do Cooperativismo (Escoop) divulgou seu novo Relatório de Ações de Inovação,...

Retrospectiva novembro: vem conferir os cursos em destaque

Retrospectiva novembro: vem conferir os cursos em destaque

Objetivo: Capacitar os participantes a se comunicarem de forma clara, confiante e persuasiva em diversas situações, bem como melhorar a articulação vocal, reduzir o nervosismo ao falar em público e estruturar discursos de maneira eficaz.  Carga horária total: 12...