Cotrijal fortalece cultura cooperativa com DNA Cooperativo
Formação da Escoop traz princípios cooperativistas a colaboradores em Soledade e NãoMeToque
A Cotrijal recebeu, entre os dias 5 de agosto (Soledade) e 6 de agosto (Não-Me-Toque), o curso DNA Cooperativo, realizado pela Escoop (Escola Superior do Cooperativismo. A iniciativa teve como objetivo reforçar internamente os princípios e valores que sustentam a cultura cooperativista.
A capacitação abordou temas centrais como a história do cooperativismo, a adesão livre e voluntária, a gestão democrática, a participação econômica, a autonomia, a independência, a intercooperação, além da educação, formação e informação.
Segundo Ricardo Leite, instrutor especialista, “uma cooperativa é uma empresa comunitária, então o colaborador trabalha por uma causa, a causa da prosperidade conjunta”. Ele destacou que essa compreensão reforça o senso de pertencimento, dando significado ao trabalho dos colaboradores: “entende melhor a razão do trabalho que realiza e o impacto que ele causa, inclusive o impacto social do seu trabalho”.
O ano de 2025 foi declarado Ano Internacional das Cooperativas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nesse contexto, revisitar e atualizar os fundamentos da doutrina cooperativista torna-se ainda mais pertinente. Para Benisio Rodrigues, gerente de Marketing da Cotrijal, “os valores e práticas da doutrina cooperativista estão presentes no dia a dia dos colaboradores. A capacitação é de extrema importância para atualizar os conceitos do cooperativismo”.



