Supernova debate diversificação em propriedades rurais
Encontro do programa contou com participação da Escoop e apoio do Sistema Ocergs
As estratégias de diversificação em propriedades rurais foram tema central do programa Supernova, realizado pela Cotrijal. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Escola Superior do Cooperativismo (Escoop) e apoiada pelo Sistema Ocergs, busca preparar jovens ligados ao quadro social da cooperativa para novos desafios do agronegócio.
O encontro ocorreu no Hub Aliança, no dia 19 de agosto, em Passo Fundo (RS), dentro da Trilha Empreendedorismo Rural. A programação uniu teoria e prática para estimular a inovação e a sustentabilidade no campo.
Diversificação como estratégia de sustentabilidade
O workshop “Diversificação da Propriedade Rural: estratégias para sustentabilidade e rentabilidade” foi conduzido pelo professor da Escoop, Thomaz Mercio, doutor em Zootecnia.
Segundo o especialista, a diversificação é um dos principais caminhos para garantir a continuidade das propriedades e equilibrar momentos de instabilidade de mercado. Ele reforçou a importância de analisar as condições ambientais de cada região e adaptar os modelos de negócio à realidade local.
“Diversificar amplia as possibilidades de renda e fortalece a sucessão rural, pois abre espaço para que os jovens implementem inovações com base no conhecimento adquirido em cursos técnicos e graduações”, destacou Mercio.
Exemplo prático em Ernestina
À tarde, os participantes visitaram a Fazenda Santa Clara, da família Lütkemeyer, em Ernestina (RS). O local é exemplo de diversificação bem-sucedida, integrando soja, milho, trigo, cevada, bovinos de corte, ovinocultura, produção de nozes e artesanato.
“Nosso objetivo é sempre agregar. Com mais atividades, temos maior segurança financeira”, explicou a associada da Cotrijal, Anna Júlia Lütkemeyer, ao lado do irmão Arthur Felipe.
Juventude e cooperação
O Supernova reúne 65 jovens neste ciclo, estimulando a inovação no campo por meio da formação cooperativista. Para a participante Graziele Lais Garmatz, o aprendizado é transformador: “Podemos aplicar nas propriedades o conhecimento adquirido nas palestras”.
Com a parceria da Escoop e o apoio do Sistema Ocergs, o programa fortalece a capacitação de novas lideranças e contribui para a sustentabilidade do cooperativismo gaúcho.
Leia também:



