Escoop reforça presença nacional na educação cooperativista
Instituição realizou programa de capacitação para conselheiros fiscais da Central Sicredi Brasil Central, em Porto Alegre
A Escola Superior do Cooperativismo (Escoop) reafirma seu alcance nacional ao realizar, nesta semana, o Programa de Desenvolvimento de Conselheiros Fiscais para a Central Sicredi Brasil Central (BRC). O curso, promovido no Centro Administrativo do Sicredi, em Porto Alegre, reforça o protagonismo da Escoop na formação de lideranças cooperativistas em todo o país.
A Escoop é uma das três instituições brasileiras credenciadas pelo Sistema Sicredi para ofertar programas voltados à formação de Conselheiros Fiscais e de Administração. A iniciativa com a Central Sicredi BRC soma-se às parcerias já estabelecidas com a Central Sul/Sudeste, consolidando um modelo formativo de excelência voltado à governança cooperativa.
Capacitação na prática
Com carga horária de 24 horas, o programa tem como objetivo capacitar conselheiros para uma atuação ética, responsável e eficaz, abordando temas como governança, legislação cooperativista, transparência e sustentabilidade. O curso combina aulas expositivas, dinâmicas e estudos de caso, conduzidos pelos professores Andreza Mainardi e Dieisson Pivoto.
Educação cooperativista
Embora vinculada ao Sistema Ocergs, a Escoop atua como uma instituição de ensino aberta a cooperativas de todo o Brasil, desenvolvendo soluções educacionais sob medida. O modelo educacional da Escoop já está presente em outros estados, como demonstra a pós-graduação em Gestão de Cooperativas atualmente em andamento no Sergipe, na região nordeste.
Para a coordenadora da Escola Superior do Cooperativismo (Escoop), Paola Londero, a parceria com o Sistema Sicredi é mais um exemplo da capacidade da Escola em oferecer formação inovadora e customizada. “Nosso compromisso é apoiar o desenvolvimento humano e organizacional das cooperativas, fortalecendo a governança e a sustentabilidade do cooperativismo brasileiro, destaca.



