Gamificação fortalece DNA da identidade cooperativista
Na Casa do Cooperativismo, turma da Cotrirosa pôde fortalecer identidade e liderança cooperativa por meio de uma capacitação imersiva
Com foco em promover o fortalecimento da cultura cooperativista, a Cotrirosa esteve na Casa do Cooperativismo, na última semana, para participar do curso DNA Cooperativo, realizado pela Escola Superior do Cooperativismo (Escoop). Na oportunidade, lideranças e colaboradores da cooperativa vivenciaram uma dinâmica que aproximou conceitos do cooperativismo do dia a dia dos participantes, estimulando colaboração, protagonismo e tomada de decisões alinhadas à missão do movimento.
Aprendizado imersivo
Com a metodologia CoopPlay – Fortalecendo a Identidade Cooperativista com Gamificação, a Equipe de Educação Cooperativa conduziu dinâmicas que integraram teoria e prática em um ambiente colaborativo. A turma também conheceu o papel do Sistema Ocergs no fortalecimento das cooperativas gaúchas e teve acesso a números atualizados do setor.
Durante a visita guiada pela Casa do Cooperativismo, os participantes percorreram espaços que evidenciam as soluções e frentes de atuação do Sistema, reforçando a conexão entre formação, serviços e estratégia para o desenvolvimento das cooperativas no Rio Grande do Sul. A experiência incluiu uma observação in loco em redes varejistas parceiras do ecossistema regional, como os supermercados Rissul e Zaffari. Em seguida, uma dinâmica de reflexão consolidou aprendizados e gerou insights aplicáveis à realidade da Cotrirosa.
Competências e cultura
A capacitação contribuiu para o desenvolvimento de competências comportamentais e para a adesão aos valores do movimento, fortalecendo o DNA do cooperativismo e o vínculo com os objetivos estratégicos do modelo de negócio.



