Escoop alcança NPS de 97% e bate recorde de satisfação em 2025
Formações presenciais e on-line somaram mais de 1.600 horas e ajudaram a Escoop a atingir o maior índice de satisfação da série histórica
Tendo a educação como um dos pilares cooperativistas, a Escola Superior do Cooperativismo (Escoop) terminou 2025 com um resultado que diz muito sobre a experiência de quem aprende com o modelo de negócio: o NPS chegou a 97%, o maior índice da série histórica. O número reforça a capacidade da Escola em oferecer educação superior de alto padrão, inovadora e alinhada às demandas contemporâneas do cooperativismo.
Um ano intenso de formação
Ao longo de 2025, a Escoop contabilizou 6.557 alunos inscritos em atividades de extensão, 2.843 certificados emitidos, 116 cursos ofertados e mais de 1.600 horas de capacitações, somando ações presenciais e on-line. Esse volume de entregas ajuda a explicar o resultado do NPS: quanto mais conteúdo relevante, aplicável e bem conduzido, maior a chance de o participante recomendar a experiência.
Avaliação contínua para melhorar sempre
Por trás desse desempenho, existe um método. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é responsável por conduzir os processos internos de avaliação na Escoop, sistematizar a análise das informações e prestar dados solicitados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2025, a Escoop realizou diferentes pesquisas para ouvir públicos estratégicos, como:
- Pesquisa de Satisfação dos Instrutores: que expressou o resultado de 91% de professores que indicariam a Escoop para outros docentes atuarem e elencou seu nível de satisfação com a Escola em 94%.
- Pesquisa de Satisfação da Pós-graduação: que contou com a participação dos alunos e um percentual 99% positivo em relação às expectativas alcançadas e 94% que afirmaram que há diversidade nos métodos de ensino, com exposição teórica, estudos de caso e atividades práticas.
- Pesquisa de Satisfação dos Demandantes: que evidenciou o alto nível de satisfação geral das cooperativas com as capacitações da Escoop, com 88% de respostas positivas em relação a participação ativa em 2026.
Para o diretor da Escoop, José Máximo Daronco, o ano também consolida a trajetória de qualidade da instituição. “Essa avaliação do NPS se traduz em uma conquista histórica também de 2025: a obtenção da nota máxima (5) na avaliação do MEC, reconhecimento que indica que a Escoop demonstra qualidade superior em todos os critérios analisados, incluindo organização didático-pedagógica, corpo docente, infraestrutura, gestão acadêmica e resultados educacionais”, destaca.
Quer conferir os principais números e ações da Esccop no último ano? Acesso o Relatório 2025 e fique por dentro.
É só o começo de uma trajetória rica e educativa que a Escoop trilhará em 2026. Vamos juntos transformar o futuro do coop através da educação?



