Referência em território nacional, a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, primeira instituição de ensino superior focada neste setor, recebeu na manhã dessa terça-feira (6/10) a visita de uma comitiva composta por representantes de cooperativas Habitacionais, de Crédito e Trabalho do estado do Maranhão (MA). Ao todo, nove integrantes, incluindo o presidente do Sescoop/MA, Marlon Aguiar, assistiram à apresentação do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, que explanou sobre os números e o desempenho do cooperativismo no Rio Grande do Sul.

Perius ressaltou o desenvolvimento do cooperativismo gaúcho, refletido no aumento dos seus ingressos, que nos últimos cinco anos registraram uma expansão de 68,2%. Em 2014, as cooperativas do Rio Grande do Sul apresentaram crescimento de 10,7% em relação ao ano de 2013 e registraram um faturamento de R$ 31,2 bilhões.

O presidente da entidade cooperativista gaúcha chamou atenção também para o salário médio dos empregados em cooperativas do Estado.

Em 2014, segundo pesquisa da Fundação de Economia e Estatística (FEE) e do Sescoop/RS, o salário médio dos empregados de cooperativas gaúchas foi 30,3% superior ao salário médio do empregados do setor privado

Vergilio Perius

Outro ponto destacado pelo presidente do Sistema Cooperativista Gaúcho foi o crescimento do número de associados e empregados do Rio Grande do Sul, que conta atualmente com 2,6 milhões de associados e 58,4 mil empregos diretos.

Após a apresentação do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, foi a vez do diretor geral da Escoop, Derli Schmidt, falar sobre a instituição de ensino superior, seu pioneirismo no Brasil e sua contribuição na formação profissional e capacitação de gestores de cooperativas.

Na parte da tarde, os integrantes da comitiva maranhense conheceram as dependências da sede do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, em Porto Alegre, e tiveram contato com os setores da entidade. Nesta terça-feira, o grupo realizará um city tour no município de Carlos Barbosa, onde visitam amanhã (7/10) a Cooperativa Santa Clara e a Cooperativa Vinícola Aurora, em Bento Gonçalves.

Grupo participará do 4° Epecoop

A comitiva formada pelo presidente do Sescoop/MA e por representantes dos ramos Crédito, Habitacional e Trabalho participará do 4° Encontro de Presidentes e Executivos de Cooperativas, nos dias 8 e 9 de outubro, no Weiand Hotel, em Lajeado.

2015_10_06_Maranhão_Escoop_068_Int_L

CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...