Missão Técnica da turma de Especialização em Gestão de Cooperativas do Ceará 

 

A turma de Especialização em Gestão de Cooperativas do Ceará visitou o Rio Grande do Sul em abril para conhecer o cooperativismo na prática. Os alunos da disciplina de Vivências do Cooperativismo interagiram com diversas cooperativas e aprenderam com as experiências coletivas. A missão técnica faz parte da pós-graduação e tem como objetivo oferecer uma compreensão e análise do Cooperativismo aos estudantes.

A missão técnica incluiu visitas a entidades e cooperativas do Rio Grande do Sul, como:

  • Sistema Ocergs Sescoop/RS:
  • Centro Administrativo do Sicredi
  • Unimed Central de Serviços
  • Vinícola Aurora
  • Cooperativa Santa Clara
  • Sicredi Pioneira

 

A turma também visitou a cidade de Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, para conhecer os principais marcos históricos do cooperativismo no Brasil. O roteiro incluiu uma palestra no Memorial Padre Amstad, uma visita guiada pelo sítio histórico de Linha Imperial, um almoço na Sociedade Concórdia e uma passagem pelo museu do cooperativismo e pelo Monumento ao Cooperativismo.

A palestra no Memorial Padre Amstad apresentou o contexto histórico do início do movimento do cooperativismo de crédito na América Latina e os feitos do Patrono do Cooperativismo no Brasil, o Padre Amstad. O museu do cooperativismo, localizado no Parque Aldeia do Imigrante, reúne objetos e documentos que contam a história das cooperativas na região e o Monumento ao Cooperativismo, na Praça das Flores, homenageia os pioneiros e os valores do cooperativismo.

Ficou interessado em levar uma missão técnica para a sua cooperativa? Entre em contato pelo e-mail: relacionamento@escoop.edu.br

CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...