A partir de hoje, a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo é oficialmente a Escola Superior do Cooperativismo.

A Escoop, como é conhecida, foi credenciada pelo Ministério da Educação em 2011 e é a primeira entidade de Ensino Superior voltada ao cooperativismo no Brasil. A alteração da denominação foi autorizada pelo MEC no dia 4 de julho de 2023 e tem como principal objetivo o alinhamento com a sigla Escoop e reiterar sua missão de ser referência em Ensino e Pesquisa em Cooperativismo no Brasil.

Entendendo a mudança

De acordo com o Decreto nº 5.773/06, as instituições de educação superior, de acordo com sua organização e respectivas prerrogativas acadêmicas, são credenciadas originalmente como faculdades. A emissão de certificados e diplomas da Escoop, com a alteração da nomenclatura permanece inalterada, pois como Escola a Escoop continua seguindo as exigências do MEC no que se refere à avaliação em relação aos conceitos da CAPES, para cursos de pós-graduação, e aos do MEC, para os cursos técnicos e de graduação.

Avaliação do MEC

Antes do credenciamento, a Escoop já havia tido duas avaliações do Ministério da Educação: Primeiro em relação à sua estrutura e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) na qual obteve conceito 4.

Diferencial

Na Escoop, acreditamos que a educação é o caminho para o alcance da sustentabilidade das cooperativas e do movimento cooperativista e que a busca constante pelo conhecimento é o que permite a antecipação dos desafios do mundo atual e garante a continuidade das organizações. Na graduação e pós-graduação, buscamos contribuir para aprimorar os conhecimentos e fornecer melhores condições de controle, fiscalização e principalmente administração das cooperativas.

Os projetos dos cursos ultrapassam o foco nos conhecimentos técnico-científicos de ciência organizacional e abrangem os valores e princípios do cooperativismo e a formação de novas lideranças no sistema cooperativista.

Quer SABER MAIS?

Entre em contato pelo e-mail: relacionamento@escoop.edu.br e saiba mais detalhes.

CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...