A partir de hoje, a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo é oficialmente a Escola Superior do Cooperativismo.
A Escoop, como é conhecida, foi credenciada pelo Ministério da Educação em 2011 e é a primeira entidade de Ensino Superior voltada ao cooperativismo no Brasil. A alteração da denominação foi autorizada pelo MEC no dia 4 de julho de 2023 e tem como principal objetivo o alinhamento com a sigla Escoop e reiterar sua missão de ser referência em Ensino e Pesquisa em Cooperativismo no Brasil.
Entendendo a mudança
De acordo com o Decreto nº 5.773/06, as instituições de educação superior, de acordo com sua organização e respectivas prerrogativas acadêmicas, são credenciadas originalmente como faculdades. A emissão de certificados e diplomas da Escoop, com a alteração da nomenclatura permanece inalterada, pois como Escola a Escoop continua seguindo as exigências do MEC no que se refere à avaliação em relação aos conceitos da CAPES, para cursos de pós-graduação, e aos do MEC, para os cursos técnicos e de graduação.
Avaliação do MEC
Antes do credenciamento, a Escoop já havia tido duas avaliações do Ministério da Educação: Primeiro em relação à sua estrutura e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) na qual obteve conceito 4.
Diferencial
Na Escoop, acreditamos que a educação é o caminho para o alcance da sustentabilidade das cooperativas e do movimento cooperativista e que a busca constante pelo conhecimento é o que permite a antecipação dos desafios do mundo atual e garante a continuidade das organizações. Na graduação e pós-graduação, buscamos contribuir para aprimorar os conhecimentos e fornecer melhores condições de controle, fiscalização e principalmente administração das cooperativas.
Os projetos dos cursos ultrapassam o foco nos conhecimentos técnico-científicos de ciência organizacional e abrangem os valores e princípios do cooperativismo e a formação de novas lideranças no sistema cooperativista.