Ciclo de Palestras de Identidade Cooperativista – Coopermil e Escoop

A Coopermil em parceria com a Escoop realizou vinte turmas do Ciclo de Palestras de Identidade Cooperativista. O presidente da cooperativa Ernani Thober destaca que “a palestra sobre Cooperativismo foi de extrema importância, pois abordou de forma clara e didática a importância que cada pessoa (cooperado) tem dentro do sistema cooperativo. Cada ação dos cooperados que utilizam de diferentes negócios, geram forças para que as cooperativas possam prosperar. A dinâmica, realizada no início da palestra, exemplificou isso, despertando o interesse do público para saber mais sobre o tema. O palestrante Deivid Forgiarini também interagiu com o público, dando espaço para que estes expressassem suas opiniões, e ao mesmo tempo, interrogando-os para que pudessem refletir sobre suas práticas cooperativistas. Os associados da Coopermil saíram do encontro sabendo mais sobre Identidade Cooperativista e também com o instinto de fazer parte, movimentar a cooperativa, aguçado. Todos os encontros foram muito proveitosos!”

A seguir, confira depoimento do professor Deivid sobre a experiência:

“Ninguém ama aquilo que desconhece”

Essa frase é antiga e que pode descrever bem no nosso atual cenário.

Considerando que a sociedade Brasileira, e mundial, cada vez mais pauta as suas decisões de consumo e investimento em elementos para além do econômico, ou seja, considerando também o social o ambiental e outros elementos e; que se percebe o desenvolvimento de debates envolvendo temas como ESG e os 17 ODS, a identidade cooperativista pode ser um diferencial competitivo das cooperativas frente às organizações mercantis.

Mas o que significa exatamente não pautar suas escolhas apenas pelo econômico. Por exemplo, você sempre compra o mais barato? Ou cada vez mais você tem incluído outros elementos nas suas escolhas? Você manteria as suas escolhas de compra se soubesse que uma empresa destruiu dois ecossistemas inteiros? Ou que a empresa maneja seus animais com maus tratos?

Recentemente estive no Canadá e cada vez mais as pessoas são ensinadas, lá, a consumir o que os próprios canadenses produzem. Definir a sua compra também por onde e como ela é produzida é fazer uma escolha não apenas pelo econômico, mas também pelos impactos sociais que ela causa. E estes são alguns exemplos, existem inúmeros outros e cada vez surgem novos motivos.

Cada vez mais as organizações mercantis tentam imitar os famosos dois pinheiros, ou seja, entregar resultados aos seus stakeholders (os agentes envolvidos) em âmbitos econômicos e sociais. Por outro lado, as cooperativas que pautam a sua gestão pelo cooperativismo têm melhores condições de responder a este mercado, que têm incluindo nos seus critérios de sucesso não apenas o econômico e sim a sua capacidade de desenvolver e satisfazer o cooperado, que hora pode ser um consumidor, hora pode ser um produtor.

Como consumidor, por exemplo, quando um cooperado de crédito escolhe um produto de cooperativa em detrimento a empresas de outras regiões ou transnacionais ele ajuda a desenvolver a região em que ele está inserido. Tais recursos ficam na região e podem desenvolver outros setores da sociedade tais como a área de saúde, de educação, de meio ambiente, de segurança, em suma tudo aquilo que resulta em uma melhora do IDH – índice de desenvolvimento humano.

A Coopermil entendeu que a identidade cooperativista pode ser esse diferencial competitivo da cooperativa e decidiu levar pela primeira vez uma palestra intensiva em conhecimento para mais de 2500 pessoas, que em um levantamento preliminar apenas 2% delas já tinham tido acesso a cursos palestras ou aulas sobre cooperativismo.

Ninguém ama aquilo que desconhece.

É fundamental conhecer a identidade cooperativista e ter orgulho de ser uma cooperativa que segue os princípios do cooperativismo, para que este elemento seja de fato um diferencial competitivo em um cenário de ESG e de 17 ODS, ou seja em um cenário que vai para além do econômico!

Ficou interessado em trazer essa ou outras experiências para a sua cooperativa? Entre em contato pelo e-mail: relacionamento@escoop.edu.br