Curso da Escoop e Unimed VTRP foca em inovação na saúde cooperativista
Segunda edição da qualificação teve destaque para temas como liderança e transformação digital
A Escola Superior do Cooperativismo (Escoop), em parceria com a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP), deu início à segunda edição do curso Gestão Estratégica e Tecnológica em Cooperativas de Saúde, na última sexta-feira, 5 de setembro, em Lajeado. A formação é voltada a cooperados, dirigentes e empregados da cooperativa e integra o modelo In Company da Escoop, que pode ser replicado por outras cooperativas interessadas em qualificação estratégica.
Com 40 horas de carga horária, distribuídas em 10 módulos, o curso ocorre na modalidade presencial, com encontros híbridos previstos ao longo da programação. A iniciativa reforça o compromisso da Unimed VTRP com a capacitação contínua de seus quadros e valoriza o papel da Escoop como parceira no desenvolvimento do setor cooperativista gaúcho.
Profissionais qualificados
O corpo docente é formado por Alexandre Garcia, Dieisson Pivoto, Daniel Auler, Sabrina Pezzi, Diana Jardim, Carlos Oliveira, Virginia Moreira, Jonas Graffunder e Francieli Pinzon, especialistas que abordarão conteúdos alinhados às demandas atuais do cooperativismo em saúde. Entre os diferenciais da formação, destacam-se temas como inteligência artificial, transformação digital, governança, branding digital e liderança colaborativa.
O curso é estruturado para fortalecer a tomada de decisão baseada em dados e ampliar o posicionamento crítico na gestão das cooperativas de saúde. O propósito é que os participantes possam ter seus conhecimentos sobre análise gerencial ampliados, assim como tenham a oportunidade de ter uma capacitação em processos de inteligência competitiva para melhor desempenho em relação aos negócios digitais.
Parceria consolidada
Para a coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escoop, Paola Londero, a realização da segunda edição comprova o êxito da parceria entre a Escoop e a Unimed VTRP, tornando-se referência para outras cooperativas que buscam por formação customizada e conhecimentos aplicáveis à realidade do setor. “A iniciativa ainda reforça um dos princípios do cooperativismo, que é a educação, proporcionando aos colaboradores ferramentas para o desenvolvimento das suas cooperativas”, afirma.



