Curso de Fundamentos do Cooperativismo

Objetivo:Ampliar os conhecimentos dos participantes sobre os valores, princípios, funcionamento e estrutura das sociedades cooperativas. Oferecendo um espaço para a reflexão e o debate sobre as práticas e ações cooperativistas.

Nível: Curta Duração sem Pré-requisito de Formação

Público: Colaboradores apoiam a governança das organizações, como secretários de conselho de administração e de comitês, diretores e gerentes de governança.

Metodologia: Presencial

Turma Presencial: 40 participantes

Número de módulos:3 módulos – 6 horas por módulo

Carga horária: 18 horas – Curso presencial: 13:30h – 19:30h

Coordenador:José Máximo Daronco

Módulos

MÓDULO I

Identidade Cooperativista

Permite contato com as perspectivas dos precursores e dos pioneiros do cooperativismo como movimento. Aprofunda a discussão sobre a evolução do pensamento cooperativista no Brasil. Ademais, a disciplina permite que o discente estabeleça relação entre os princípios e valores do cooperativismo, a estrutura de funcionamento e os aspectos jurídicos das cooperativas.

MÓDULO II

Direito e Legislação em Cooperativas

Estuda a legislação do cooperativismo, responsabilidade civil e penal do cooperado e dos conselheiros e gestores. Estuda o marco jurídico próprio que norteia o cooperativismo e as especificidades aplicadas em cooperativas.

 

MÓDULO III

Governança Cooperativa

A disciplina aborda a governança corporativa e suas implicações para as sociedades cooperativas. Discute as forças internas e externas de governanças que dão suporte a diferentes práticas e mecanismos e caracteriza modelos de governança e suas aplicações em variados tipos de cooperativas. Apresenta boas práticas de governança corporativa no Brasil e no mundo, e o manual de boas práticas de governança cooperativa.

Compartilhar: