Secretaria de Governança

Objetivo: Proporcionar aos participantes a reflexão e o debate sobre a função e atuação do profissional responsável pela área de secretaria de governança, que engloba todo o sistema de governança cooperativa. Explorar a evolução de sua atuação, sobretudo como apoio para intermediar as relações entre conselho de administração e gestão.

Nível: Curta Duração sem Pré-requisito de Formação

Público: Colaboradores que apoiam a governança das organizações, como secretários de conselho de administração e de comitês, diretores e gerentes de governança.

Modalidade: EAD

Turma: até 40 participantes

Carga horária: 18 horas

Coordenador: José Máximo Daronco

Informações

CONTEÚDOS:

Módulo I – Identidade Cooperativista (3H)
Professor Deivid Forgiarini

O módulo oferece ao discente uma discussão sobre a evolução do pensamento cooperativista, sob a ótica da perspectiva econômica e doutrinária. Permite que o discente estabeleça relação entre os princípios e valores do cooperativismo, a estrutura de funcionamento das cooperativas;

Módulo II – Competências, Habilidades e Atitudes da Secretaria (3H)
Professora Juliana Celestine

Discute a cultura da organização e o perfil do responsável pelo Secretaria de Governança. Apresenta e constrói junto ao grupo as competências requeridas. Oferece uma discussão sobre as atitudes esperadas da secretaria de governança cooperativa por meio de casos;

Módulo III – O Sistema de Governança Cooperativa (3H)
Professor José Máximo Daronco

O módulo explora a governança corporativa e as singularidades da governança cooperativa. Discute os conceitos, casos e boas práticas de governança cooperativa. Estuda o papel dos Agentes da Governança: Assembleia, Conselho de Administração, Gestão e Órgãos de Fiscalização e Controle; bem como o conflito de interesse e conduta esperada;

Módulo IV – A secretaria de Governança (6H)
Professora Sabrina Pezzi

O módulo IV discute a estrutura Organizacional da Secretaria, explorando sua responsabilidade e o escopo da Secretaria na realidade das organizações. Discute o processo de ampliação do papel da secretaria do conselho de administração para secretaria do sistema da governança corporativa. Estuda as entregas realizadas pela secretaria para diferentes órgãos da governança, tai como: Estatuto Social, Políticas, Regimentos Internos, Acordo, Manual de Assembleias. Auxilia na compreensão das ferramentas que podem ser utilizadas pela secretaria de governança, tais como: Agendas, Atas, Calendário Anual, Propostas de Deliberação, Portal de Governança, Avaliação do Conselho e dos Conselheiros.

Módulo V – Eficácia e dinâmica das reuniões (3H)
Professor Dieisson Pivoto

Discute a implementação de métodos ágeis com foco na eficácia e otimização de tempo. Oportuniza a reflexão sobre os instrumentos e ferramentas de Governança. Oportuniza a discussão e criação de um plano de trabalho da Secretaria de Governança.


Investimento:

O Curso de Secretaria de Governança terá o valor de R$ 576,00. Para cooperados e colaboradores de cooperativas registradas e regulares no Sistema OCERGS e aderentes a pelo menos um programa de monitoramento do SESCOOP/RS, o valor será isento.

Importante: Para obter a isenção, será necessário anexar, durante o processo de inscrição, o comprovante de vínculo com a cooperativa. Será aceito o termo de vínculo com a cooperativa com data atual ou cópia da carteira de trabalho (página de identificação e página do contrato de trabalho) ou cópia de matrícula do cooperado ou cópia do cartão da conta corrente, no caso de instituições financeiras cooperativas.

Consulte a regularidade da sua cooperativa AQUI
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:
E-mail: relacionamento@escoop.edu.br
Whatsapp: (51) 98914-0206

Observação: para a realização do curso é necessário que haja pelo menos 70% das vagas preenchidas.

Compartilhar: