Dia da Consciência Negra é pauta no Sistema Ocergs

Com o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre os impactos do racismo no Brasil, o Sistema Ocergs promoveu na tarde dessa segunda-feira (20/11), no Dia da Consciência Negra, uma live com colaboradores da instituição. O tema foi conduzido pela professora convidada Alene Silva da Rosa, doutoranda em Política Social e Direitos Humanos pela Universidade Católica de Pelotas e Cinara Neumann Alves, professora da Escola Superior do Cooperativismo – Escoop.

Dados da pesquisa Percepções sobre o racismo no Brasil, realizada pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), sob encomenda do Instituto de Referência Negra Peregum e do Projeto Seta (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista), apontam que 96% das pessoas entrevistadas consideram as pessoas pretas como o grupo que mais sofre racismo no Brasil, seguido pelos povo indígenas (57%), imigrantes africanos (38%), quilombolas (29%) e pessoas pardas (23%).

Estudos e pesquisas como essa reforçam a importância sobre espaços de discussão e conscientização sobre o racismo no contexto nacional. Dentre as pessoas respondentes da pesquisa, 44% consideram que a raça ou etnia consistem no principal fator gerador de desigualdades no Brasil.

Desde que foi fundada, a Escoop realiza um evento alusivo ao Dia da Consciência Negra. Neste ano fizemos um evento voltado para o público interno, para que nós, enquanto agentes do sistema cooperativista possamos refletir nossas ações em uma sociedade onde o racismo está nas estruturas diárias. E não é possível fazer isso sem ouvir outras histórias, para encerrar um ciclo de reproduções de histórias únicas e começarmos a produzir histórias plurais. A professora Alene, em sua fala, lança mão de pontos iniciais de discussão e reflexão que nós seguiremos abordando e trabalhando na construção de uma sociedade mais digna e livre de preconceito e violência, afirma a professora Cinara.

Comitê da Diversidade

Promover a diversidade, o pluralismo e a tolerância no ambiente de trabalho e consolidar ações que sirvam de referência para o sistema cooperativo. Com esse objetivo, o Sistema Ocergs lançou no dia 27 de julho o Comitê da Diversidade.

O comitê conta com colaboradores de diferentes áreas de atuação e busca construir um ambiente mais inclusivo. Dentre as funções, o Comitê irá receber informações, demandas e eventuais denúncias oriundas de qualquer membro da organização, bem como apresentar sugestões de encaminhamento a essas demandas.

Quer saber mais?

Entre em contato pelo e-mail: relacionamento@escoop.edu.br e saiba mais detalhes.

CONFIRA TAMBÉM

Workshop fortalece liderança de núcleos na Certaja 

Workshop fortalece liderança de núcleos na Certaja 

Workshop fortalece liderança de núcleos na Certaja  Formação promovida pela Escoop abordou governança cooperativa e identidade do cooperativismo para líderes da Certaja, em Taquari (RS) A Escola Superior do Cooperativismo (Escoop) promoveu no dia 26 de junho, em...

Junho de Aprendizado na Escoop: Veja Como Foi!

Junho de Aprendizado na Escoop: Veja Como Foi!

Objetivo: O workshop visa proporcionar uma visão prática e teórica das dinâmicas de conflito, preparando os participantes para lidar de forma eficaz e estratégica com situações de impasse e divergência Carga horária total: 3 horas Modalidade: Presencial Público:...