Educação ambiental permanente nas cooperativas urbanas é foco de pesquisa da Escoop
Projeto propõe plano estratégico para descarte de resíduos e conscientização ambiental com atuação das cooperativas de Porto Alegre
Como forma de estimular a produção de conhecimento alinhada às demandas reais do setor cooperativista, a Escola Superior do Cooperativismo (Escoop) lançou o Edital de Projetos de Pesquisa 2025. A iniciativa selecionou propostas de docentes da instituição para investigação científica aplicada, com foco em temas estratégicos para o desenvolvimento do cooperativismo no Rio Grande do Sul. Cada pesquisador selecionado conta com horas dedicadas ao projeto, além de um recurso financeiro de R$ 10 mil destinado à participação em congressos e à coleta e análise de dados. Os estudos serão desenvolvidos ao longo do ano de 2025, com entrega de resultados prevista até novembro.
Conheça um dos projetos selecionados
Entre os projetos contemplados está a pesquisa coordenada pela Profª Rejane Inês Kieling, com colaboração da Profª Rosane Zimmer e do pesquisador convidado Glauber Henrique Schavion da Silveira, do Sistema Ocergs. Intitulado “Cooperativas do ramo crédito e trabalho, produção de bens e serviços de POA como agentes de recuperação ambiental a partir de programas de Educação Ambiental Permanente”, o estudo tem como objetivo contribuir para a inserção de uma cultura de cuidado com o meio ambiente dentro do contexto cooperativista urbano.
A proposta parte da realidade das cooperativas de crédito e de triagem de resíduos de Porto Alegre, e pretende desenvolver um programa de educação ambiental permanente. A partir da coleta e análise de dados, o projeto buscará diagnosticar a percepção de colaboradores e gestores sobre práticas ambientais, levantar desafios e oportunidades, e propor soluções com base em critérios ESG, economia circular e gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU). O foco será o público jovem adulto, visando estimular práticas sustentáveis que possam ser replicadas em escala e promover impactos sociais, econômicos e ambientais nas comunidades atendidas.
Cooperativas de qualquer estado interessadas em estabelecer parcerias com a Escoop podem obter mais informações pelo e-mail: relacionamento@escoop.edu.br.
