Educação popular e cooperativismo são temas de encontro internacional em homenagem a Paulo Freire

O legado de Paulo Freire, patrono da educação brasileira, foi celebrado em um encontro internacional que reuniu pesquisadores e educadores de diferentes países. O evento, realizado entre os dias 24 e 25 de setembro, foi uma parceria entre o Coletivo de Leitoras de Paulo Freire na França, a Universidade Paris 8 e universidades portuguesas e brasileiras.

Entre as atividades do encontro, destaca-se a sala de estudos ‘Medo e Ousadia’, que abordou a relação entre o pensamento freireano e o cooperativismo. Nessa sala, participaram representantes da Escoop, a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo, que apresentaram dois estudos sobre as experiências de educação popular e cooperativa no Brasil.

Um dos estudos, intitulado “LEGADO FREIREANO AO COOPERATIVISMO: uma Carta Pedagógica pelos prolongamentos de Paulo Freire”,  elaborado por Marcos Antônio Leal Gomes, Cleonice Rejane Wazlawick e Rosane O. D. Zimmer.

O outro estudo, chamado “Uma carta aos cooperados sonhadores de um mundo que pode ser, que ainda não é!”, foi produzido por Alessandro Scherer e Rejane Inês Kieling. O trabalho relata a trajetória da Cooperciclo,  uma cooperativa de triagem de resíduos sólidos, que atua na região da Serra Gaúcha (Veranópolis) e como ela se baseia na filosofia de Paulo Freire para promover a educação ambiental e a inclusão social.

O Encontro Franco-luso-brasileiro da Educação Popular foi uma oportunidade para difundir as ideias e as práticas de Paulo Freire, que completaria 102 anos em 2023. O evento também foi uma forma de valorizar o papel do cooperativismo como uma alternativa econômica e social que busca a transformação da realidade.

Quer saber mais?

Entre em contato pelo e-mail: relacionamento@escoop.edu.br e saiba mais detalhes.

CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...