Na quarta-feira, dia 22 de janeiro, em Ibirubá, a Coprel sediou a reunião de Planejamento Estratégico da Fecoergs – Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul. Dirigentes das 24 cooperativas que compõem a federação trabalharam na elaboração do Planejamento Estratégico da Fecoergs para os próximos 5 anos, sob a coordenação da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop).

As cooperativas que compõem o Sistema Fecoergs levam energia para mais de 1 milhão de gaúchos, atuando na área rural de 369 municípios e também atendendo a 72 áreas urbanas de cidades.

Para realizar o Planejamento Estratégico do período 2020-2025, as cooperativas prepararam dados e informações dos últimos anos. Os presidentes e dirigentes discutiram temas importantes, compartilharam experiências e definiram as áreas prioritárias de trabalho, investimentos e atuação. “A Fecoergs é uma federação muito atuante. Queremos que os nossos cooperados participem das nossas cooperativas, e buscamos dar o exemplo, tomando decisões em conjunto, buscando fazer um planejamento bem organizado e estruturado com as nossas coirmãs”, destacou o presidente da Fecoergs, Ilor de Pauli, que também é presidente da Cooperativa Ceriluz de Ijuí.

O presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, sempre defendeu a importância da organização e do planejamento conjunto das cooperativas para trabalhar pautas de interesse conjunto. “Esta organização e trabalho institucional das cooperativas reflete diretamente na ponta, no cooperante. Nós planejamos, trocamos experiências, aprendemos uns com os outros e vamos colocando em prática os melhores exemplos. Juntos, também temos mais força para reivindicar junto à ANEEL as principais demandas das cooperativas. Chegamos a uma organização e unidade tão grande que conseguimos nos ajudar entre as cooperativas quando ocorrem fortes temporais em uma região. Vivemos o cooperativismo na prática, no dia a dia”, pontua Stefanello, que também preside a Infracoop – Confederação Nacional das Cooperativas de Infraestrutura, que reúne as federações estaduais de cooperativas de energia e geração.

Resultado da reunião, o documento de Planejamento Estratégico da Fecoergs para o período 2020-2025 será editado e no próximo mês estará à disposição das cooperativas para consultas e informações.

CONFIRA TAMBÉM