A Escoop promoveu, entre os dias 18 e 20 de novembro, a 6ª edição da Semana Acadêmica, que tratou sobre o tema “O futuro do trabalho e o impacto da tecnologia”. No primeiro dia, os presentes participaram de um debate sobre o documentário “GIG: a uberização do trabalho”.

No segundo dia, a programação contou com uma palestra sobre tecnologias e o trabalho, com o especialista em Tecnologia da Informação, Valério Araújo da Silva, que atualmente lidera a iniciativa estratégica de Open Baking do Sicredi, abordou as tecnologias e o trabalho. Valério destacou como a velocidade da mudança no mundo tem impactado nossas vidas e a importância da capacidade de observação do ambiente. Nesse contexto, os nativos digitais (nascidos a partir de 1993), estão se tornando a maior força de trabalho e um dos principais grupos de consumidores. Muitas das profissões que serão comuns daqui a 10, 20 anos ainda não foram criadas.

Após, o Agile Coach, Rodrigo Caitano, que trabalha o conceito de agilidade e produtos digitais com a premissa que não é senso comum que transforma organizações, mas sim o desconforto com o status quo. Na sua palestra, Rodrigo destacou que não é possível ter uma organização com capacidade de futuro sem ter pessoas satisfeitas. “Uma falha é pensar que todas as pessoas são iguais e tratam e esperam o mesmo comportamento de todos – precisamos de um darwinismo organizacional”.

O encerramento das programações aconteceu ontem, dia 20 de novembro, com duas palestras. A primeira, com a administradora e mestre em gestão e negócios, Camila Viana, que atua com o tema de cooperativismo e sustentabilidade na iniciativa de transformação digital do Sicredi. Camila tratou do vínculo entre propósito e trabalho. Destacou a importância de organizações terem clareza, comunicarem e medirem o seu propósito.

E, por fim, a designer gráfica, Andressa Gallas, que faz parte do time de marketing da Dobra, compartilhou o modo como a Dobra vem atuando com o propósito de deixar o mundo mais aberto, irreverente e do bem. Explicou o modelo de autogestão em círculos implementado na organização e como todos os funcionários recebem salários iguais, além de apresentar as iniciativas de impacto social da Dobra.

A semana de atividades da Escoop encerra hoje, com palestras alusivas ao Dia da Consciência Negra, a partir das 19h. Participe!

CONFIRA TAMBÉM

Volta às aulas: Escoop inicia ano letivo de 2024 na graduação

Volta às aulas: Escoop inicia ano letivo de 2024 na graduação

Volta às aulas: Escoop inicia ano letivo de 2024 na graduação  Primeira semana contou com encontros para acolhimento e também uma Aula Magna sobre gerência de cooperativas A Escola Superior do Cooperativismo (Escoop) deu início a mais um ano letivo, da graduação. Na...