Escoop leva comunicação e oratória a cooperativas Cresol com curso prático
Capacitação com a Central Cresol Sicoper iniciou em Curitibanos/SC e contempla quatro turmas presenciais
Fortalecendo a comunicação no cooperativismo, teve início no dia 29 de setembro o curso de Dicção, Desinibição e Oratória, realizado pela Escola Superior do Cooperativismo (Escoop) em parceria com a Central Cresol Sicoper. A ação reforça a parceria estratégica entre a Escoop, o Sistema Ocergs e o Sistema Cresol, destacando o diferencial dessas cooperativas.
Formação prática e regionalizada
A primeira turma foi realizada em Curitibanos, em Santa Catarina, e a capacitação seguirá com encontros em Presidente Getúlio, também no estado catarinense, e Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Ao todo, serão quatro turmas presenciais, com até 40 participantes cada, voltadas a colaboradores das cooperativas filiadas à Central Cresol Sicoper.
A iniciativa visa desenvolver habilidades de comunicação eficaz, confiança ao falar em público e domínio da oratória, por meio de atividades práticas. Os encontros ainda contam com simulações de discursos, gravações e feedbacks individualizados para que os participantes possam acompanhar o desenvolvimento.
Metodologia ativa
O conteúdo do curso abrange módulos como Fundamentos da Comunicação e Expressão Pessoal e Estruturação de Discursos e Performance em Público. A condução é da professora Rosana Schaeffer, educadora e palestrante com ampla experiência em comunicação e oratória, atuando na área desde 1994. A ideia da iniciativa é impulsionar a desenvoltura dos participantes em diferentes contextos comunicacionais em uma abordagem dinâmica, unindo teoria e prática.
Para a coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escoop, Paola Richter Londero, a iniciativa reforça o compromisso com o desenvolvimento humano no cooperativismo. “A comunicação é uma competência essencial para quem atua no movimento cooperativista. Essa parceria com a Central Cresol Sicoper demonstra como a Escoop está comprometida em levar formações práticas, que impactam diretamente o desempenho profissional e fortalecem a cultura cooperativa”, destaca.



