Empresas e cooperativas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná voltadas ao comércio exterior contam desde outubro de 2019 com escritório para a região sul da Apex-Brasil em Porto Alegre, facilitando o acesso a serviços de promoção de exportações e internacionalização.

Diante disso o Sistema Ocergs-Sescoop/RS, através da Escoop – Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo iniciou tratativas com a APEX tendo como objetivo promover uma maior inserção das cooperativas no comércio exterior, onde vislumbra-se algumas possibilidades que podem gerar sinergias e maior engajamento entre as cooperativas para otimização das negociações internacionais.

Como primeiros resultados dessa articulação já foram realizadas reuniões em dezembro de 2019 entre as coordenações regionais da Apex e cooperativas exportadoras do Rio Grande do Sul. Considerando que cada vez mais as cooperativas brasileiras descobrem os benefícios da ampliação internacional de suas operações e a relação direta com ganhos de competitividade e aumento dos seus negócios no exterior, nessa quinta-feira (09/01), dando seguimento nessa prospecção, a Escoop, em parceria com a Apex participou da reunião de diretoria da Fecovinho, buscando maior aproximação das entidades junto ao setor vitivinícola.

Como próximos passos, há perspectivas de ampliar as ações junto a outros segmentos cooperativos, que operam especialmente com a exportação de proteína animal e cereais buscando conscientizar as cooperativas e preparar para o comércio exterior através de eventos que serão realizados na Expodireto e na Expointer, e no desenvolvimento de programas de capacitação, assim como apoio institucional da Apex na divulgação dos produtos das cooperativas em feiras internacionais.

CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...