Sistema Ocergs promove Missão Técnica das Cooperativas de Infraestrutura na Alemanha

O cenário mundial caminha para um novo futuro energético, determinado por mudanças globais em direção a uma matriz mais limpa, com foco maior na mudança climática em especial nos desafios da pauta ESG. E foi nesse sentido de ampliar os conhecimentos, compreender melhor as tendências e perspectivas, sobre geração e distribuição de energia elétrica, negócios preponderantes no Sistema Cooperativo de Infraestrutura do RS, que foi estruturada através das entidades do Sistema OCERGS (OCERGS, SESCOOP/RS, ESCOOP) e da FECOERGS a Missão Técnica para proporcionar aos Dirigentes das Cooperativas Gaúchas vivências práticas junto das organizações do setor energético na Alemanha. 

A comitiva, composta por representantes das cooperativas gaúchas: Grupo Coopernorte, Certaja Energia, Ceriluz, Certel Energia, Certhil, Coprel, Grupo Creluz, Fecoergs e dos sistemas Sistema Ocergs-Sescoop/RS e OCB, realizou roteiro técnico de cinco dias na Alemanha. Durante a missão técnica, o grupo teve acesso a reuniões estratégicas, pesquisas, palestras e debates sobre temas relevantes para o setor energético, além de visitar cidades e instalações técnicas que demonstram o avanço do cooperativismo na Alemanha. As visitas possibilitaram aprendizados sobre as melhores práticas, estratégias e operações de sucesso das cooperativas alemãs, que são referência mundial em energia limpa e eficiente.

A Alemanha é considerada a quarta maior economia e o sexto maior consumidor de energia do mundo, que possui expertise reconhecida e conduz iniciativas de longo prazo para possuir uma matriz energética mais limpa e eficiente. Acreditamos que esta iniciativa amplia os horizontes e contribui para inovar e enfrentar os desafios atuais, de forma a desenvolver ainda mais os negócios das cooperativastraçar estratégias para fazer o Plano Gaúcho de Cooperativismo RSCOOP150 Bi ir além de atingir a meta de R$150 bilhões de faturamento, alcançar os quatro milhões de associados até 2027 e chegar a 100 mil empregos diretos, que é visualizar alternativas de futuro mais sustentável”, destaca o Diretor da ESCOOP, José Máximo Daronco.

“Com a construção pedagógica elaborada pela Coordenação de Inovação da ESCOOP, as missões técnicas internacionais organizadas pelo Sistema OCERGS proporcionam conexões globais para cooperativas gaúchas e levam a imagem do cooperativismo brasileiro que é pujante e está em busca constante de evolução. Essa é a sexta missão técnica, que já teve edições nos Estados Unidos, Israel e agora Alemanha. As missões possuem o DNA cooperativo e são resultados de co-criação entre os participantes, organizações e empresas parceiras e os Sistemas OCERGS e OCB”, ressalta o professor Carlos Alberto Oliveira, coordenador das ações de inovação.

De acordo com o Superintendente da FECOERGS, José Zordan, nesta viagem de intercâmbio conseguimos agregar novos conhecimentos sobre o futuro da energia elétrica, consolidar algumas convicções e ações que as nossas cooperativas desenvolvem, e junto com os demais participantes iremos socializar este aprendizado, sobre a cultura da energia elétrica num país que está sendo obrigado a se reinventar, principalmente na conservação e no suprimento de energia.

Na próxima semana, dia 18/09, ocorrerá o Seminário de Avaliação, em que os representantes irão compartilhar os resultados e os aprendizados da missão. Além disso, o seminário servirá como palco para discutir e avaliar essas experiências, traçando planos e ações futuras que possam contribuir para o desenvolvimento do cooperativismo gaúcho. A etapa é fundamental para garantir que o conhecimento e as experiências adquiridos se traduzam em benefícios reais e práticos no contexto das cooperativas participantes. 

Confira os locais visitados durante a Missão Técnica: 

04/09
✅ Cidade de Eschborn, na GIZ (Agência Alemã de Cooperação), departamento de hidrogênio e energia
✅ Cidade de Karlsruhe, Central térmica a vapor Rheinhafen-Dampfkraftwerk (RDK)

05/09
✅ Cidade de Karlsruhe, Hidrelétricas e usinas de energia Rheinkraftwerk Iffezheim (RKI)
✅ Cidade de Sinsheim, Museu do Automóvel e da Tecnologia de Sinsheim

06/09
✅ Cidade de Stuttgart, Baden-Württembergische Genossenschafts-verband (BWGV), representantes da Federação regional de cooperativas (DGRV) emStuttgart
✅ Cidade de Berghulen, Energia eólica -Windpark Goldboden- Winterbach (WGW);

07/09
✅ Cidade de Waiblingen, Prefeitura de Waiblingen – Comitê de Proteção do Clima, Sustentabilidade e Meio Ambiente
✅ Cidade de Waiblingen, Distribuidora Stadtwerke Waiblingen

08/09
✅ Cidade de Geislingen, AlbWerk (Cooperativa de distribuição de energia)
✅ Cidade de Stuttgart, museu da Mercedes-Benz

Quer saber como a escoop pode organizar a próxima missão técnica da sua cooperativa?

Entre em contato pelo e-mail: relacionamento@escoop.edu.br e saiba mais detalhes.

CONFIRA TAMBÉM

Pesquisa sobre inovação quer ouvir cooperados | InovaCoop

Pesquisa sobre inovação quer ouvir cooperados | InovaCoop

Pesquisa sobre inovação quer ouvir cooperados | InovaCoop Estudo busca detectar tendências e desafios para os próximos anos Com o intuito de manter o coop em movimento, o Sistema OCB abriu a Pesquisa de Inovação do Cooperativismo Brasileiro. O estudo está em busca de...