Sistema Ocergs promove Missão Técnica das Cooperativas de Infraestrutura na Alemanha

O cenário mundial caminha para um novo futuro energético, determinado por mudanças globais em direção a uma matriz mais limpa, com foco maior na mudança climática em especial nos desafios da pauta ESG. E foi nesse sentido de ampliar os conhecimentos, compreender melhor as tendências e perspectivas, sobre geração e distribuição de energia elétrica, negócios preponderantes no Sistema Cooperativo de Infraestrutura do RS, que foi estruturada através das entidades do Sistema OCERGS (OCERGS, SESCOOP/RS, ESCOOP) e da FECOERGS a Missão Técnica para proporcionar aos Dirigentes das Cooperativas Gaúchas vivências práticas junto das organizações do setor energético na Alemanha. 

A comitiva, composta por representantes das cooperativas gaúchas: Grupo Coopernorte, Certaja Energia, Ceriluz, Certel Energia, Certhil, Coprel, Grupo Creluz, Fecoergs e dos sistemas Sistema Ocergs-Sescoop/RS e OCB, realizou roteiro técnico de cinco dias na Alemanha. Durante a missão técnica, o grupo teve acesso a reuniões estratégicas, pesquisas, palestras e debates sobre temas relevantes para o setor energético, além de visitar cidades e instalações técnicas que demonstram o avanço do cooperativismo na Alemanha. As visitas possibilitaram aprendizados sobre as melhores práticas, estratégias e operações de sucesso das cooperativas alemãs, que são referência mundial em energia limpa e eficiente.

A Alemanha é considerada a quarta maior economia e o sexto maior consumidor de energia do mundo, que possui expertise reconhecida e conduz iniciativas de longo prazo para possuir uma matriz energética mais limpa e eficiente. Acreditamos que esta iniciativa amplia os horizontes e contribui para inovar e enfrentar os desafios atuais, de forma a desenvolver ainda mais os negócios das cooperativastraçar estratégias para fazer o Plano Gaúcho de Cooperativismo RSCOOP150 Bi ir além de atingir a meta de R$150 bilhões de faturamento, alcançar os quatro milhões de associados até 2027 e chegar a 100 mil empregos diretos, que é visualizar alternativas de futuro mais sustentável”, destaca o Diretor da ESCOOP, José Máximo Daronco.

“Com a construção pedagógica elaborada pela Coordenação de Inovação da ESCOOP, as missões técnicas internacionais organizadas pelo Sistema OCERGS proporcionam conexões globais para cooperativas gaúchas e levam a imagem do cooperativismo brasileiro que é pujante e está em busca constante de evolução. Essa é a sexta missão técnica, que já teve edições nos Estados Unidos, Israel e agora Alemanha. As missões possuem o DNA cooperativo e são resultados de co-criação entre os participantes, organizações e empresas parceiras e os Sistemas OCERGS e OCB”, ressalta o professor Carlos Alberto Oliveira, coordenador das ações de inovação.

De acordo com o Superintendente da FECOERGS, José Zordan, nesta viagem de intercâmbio conseguimos agregar novos conhecimentos sobre o futuro da energia elétrica, consolidar algumas convicções e ações que as nossas cooperativas desenvolvem, e junto com os demais participantes iremos socializar este aprendizado, sobre a cultura da energia elétrica num país que está sendo obrigado a se reinventar, principalmente na conservação e no suprimento de energia.

Na próxima semana, dia 18/09, ocorrerá o Seminário de Avaliação, em que os representantes irão compartilhar os resultados e os aprendizados da missão. Além disso, o seminário servirá como palco para discutir e avaliar essas experiências, traçando planos e ações futuras que possam contribuir para o desenvolvimento do cooperativismo gaúcho. A etapa é fundamental para garantir que o conhecimento e as experiências adquiridos se traduzam em benefícios reais e práticos no contexto das cooperativas participantes. 

Confira os locais visitados durante a Missão Técnica: 

04/09
✅ Cidade de Eschborn, na GIZ (Agência Alemã de Cooperação), departamento de hidrogênio e energia
✅ Cidade de Karlsruhe, Central térmica a vapor Rheinhafen-Dampfkraftwerk (RDK)

05/09
✅ Cidade de Karlsruhe, Hidrelétricas e usinas de energia Rheinkraftwerk Iffezheim (RKI)
✅ Cidade de Sinsheim, Museu do Automóvel e da Tecnologia de Sinsheim

06/09
✅ Cidade de Stuttgart, Baden-Württembergische Genossenschafts-verband (BWGV), representantes da Federação regional de cooperativas (DGRV) emStuttgart
✅ Cidade de Berghulen, Energia eólica -Windpark Goldboden- Winterbach (WGW);

07/09
✅ Cidade de Waiblingen, Prefeitura de Waiblingen – Comitê de Proteção do Clima, Sustentabilidade e Meio Ambiente
✅ Cidade de Waiblingen, Distribuidora Stadtwerke Waiblingen

08/09
✅ Cidade de Geislingen, AlbWerk (Cooperativa de distribuição de energia)
✅ Cidade de Stuttgart, museu da Mercedes-Benz

Quer saber como a escoop pode organizar a próxima missão técnica da sua cooperativa?

Entre em contato pelo e-mail: relacionamento@escoop.edu.br e saiba mais detalhes.

CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...