A Escoop recebeu na manhã desta terça-feira (26/9), a visita de uma comitiva de 34 alunos da turma do curso de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas, promovido pelo Sistema OCB/MT, através do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso – Sescoop/MT. A viagem fez parte do Módulo do MBA ‘Visita Técnica – Vivências em Cooperativismo’, e teve como objetivo proporcionar aos alunos, conhecimento e experiências do mundo cooperativo no Rio Grande do Sul, Estado que é considerado o berço do cooperativismo.

O superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazotti, ressaltou a parceria com o sistema cooperativista do Rio Grande do Sul e o trabalho de intercâmbio no processo de educação desenvolvido junto à Escoop.

A comitiva mato-grossense assistiu à palestra “Objetivos do Módulo Vivências Cooperativistas”, com a analista técnica do Sescoop/RS, Ubiracy Ávila, que destacou a importância da visualização de novas realidades e tendências, da realização de contatos com cooperativas tidas como referência, além da possibilidade de aplicar novos conhecimentos na área de gestão e multiplicar vivências e conhecimentos através de ações regionais.

Na sequência, o grupo prestigiou a palestra “Diretrizes e Estratégias na Formação Profissional”, ministrada pelo diretor geral da Escoop, Derli Schmidt. Ele defendeu que a faculdade é uma instituição de ensino superior que vai preparar o cooperativismo para o século 21. E destacou a recente avaliação divulgada pelo Ministério da Educação, que atribuiu conceito 4 (numa escala até 5) para a Escoop, colocando a instituição entre as mais bem avaliadas faculdades do País.

Expressão do Cooperativismo Gaúcho

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, agradeceu a presença de todos e explanou sobre o cenário do cooperativismo no Rio Grande do Sul. Perius ressaltou o crescimento do cooperativismo no Estado. “Em 2016, as cooperativas do Rio Grande do Sul apresentaram crescimento de 14,22% em relação ao ano anterior e registraram faturamento de R$ 41,2 bilhões. O desenvolvimento do cooperativismo gaúcho se reflete no aumento dos seus ingressos, que nos últimos cinco anos registrou uma expansão de 76%”.

Perius também ressaltou a solidez do sistema cooperativista no RS, evidenciada pela evolução do patrimônio líquido, que em 2016 alcançou R$ 12,1 bilhões, o que representa um aumento de 12,76% em relação a 2015. Quanto aos ativos, o dirigente destacou o acréscimo de 11,79% entre 2015 e 2016.

Programação

O roteiro da visita técnica incluirá também visitas às cooperativas Sicredi Pioneira RS, Cooembompa, Santa Clara, em Nova Petrópolis, e a Cooperativa Vinícola Aurora, em Bento Gonçalves.

CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...