A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop recebeu no dia 11 de julho a visita de uma comitiva de 32 alunos do curso de MBA Especialização Gestão em Cooperativas, promovido pelo Sistema OCB/MT, através do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso – Sescoop/MT. A viagem fez parte do Módulo do MBA “Visita Técnica – Vivências em Cooperativismo”, e teve como objetivo proporcionar aos alunos vivenciar experiências do mundo cooperativo, através de viagem, palestras, buscando uma compreensão e análise do cooperativismo, tanto em relação ao referencial teórico-metodológico, quanto à práxis cooperativa no RS, estado considerado o “berço do cooperativismo”.

O grupo assistiu à palestra do superintendente técnico-operacional do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Gerson Lauermann, que explanou sobre os números e o cenário do cooperativismo no Rio Grande do Sul. Lauermann ressaltou o crescimento do cooperativismo no Estado. “Em 2016, as cooperativas do Rio Grande do Sul apresentaram crescimento de 14,22% em relação ao ano anterior e registraram faturamento de R$ 41,2 bilhões. O desenvolvimento do cooperativismo gaúcho se reflete no aumento dos seus ingressos, que nos últimos cinco anos registrou uma expansão de 76%”, afirmou o dirigente.
Segundo o superintendente técnico-operacional, neste contexto de crescimento do faturamento das cooperativas, destacam-se as atividades relacionadas aos quatro ramos que mais movimentam a economia do Rio Grande do Sul: Agropecuário com 14,51%; o Crédito com 18,54%; a Saúde com 9,88% e a Infraestrutura com 6,29%. Os demais ramos (Transporte, Trabalho, Educacional, Produção, Consumo, Habitacional, Turismo e Lazer, Mineral e Especial) também apresentaram crescimento no faturamento de suas cooperativas com 8,68%.
Lauermann também ressaltou a solidez do sistema cooperativista no RS, evidenciada pela evolução do patrimônio líquido, que em 2016 alcançou R$ 12,1 bilhões, o que representa um aumento de 12,76% em relação a 2015. Quanto aos ativos, o dirigente destacou o acréscimo de 11,79% entre 2015 e 2016.
A comitiva mato-grossense também assistiu à palestra “Objetivos do Módulo Vivências Cooperativistas”, com a analista técnica do Sescoop/RS, Ubiracy Ávila, que destacou a importância da visualização de novas realidades e tendências, da realização de contatos com cooperativas tidas como referência, além da possibilidade de aplicar novos conhecimentos na área de gestão e multiplicar vivências e conhecimentos através de ações regionais.
O grupo também prestigiou a palestra “Diretrizes e Estratégias na Formação Profissional”, ministrada pelo diretor da Escoop, Derli Schmidt. Ele defendeu que a Escoop é uma instituição de ensino superior que vai preparar o cooperativismo para o século 21. “Ao investir maciçamente em MBAs, agora no Instituto do Cooperativismo, vamos construir e sustentar o desenvolvimento do cooperativismo do Mato Grosso. Sabemos que o cooperativismo cresce por si, mas a educação qualifica, agrega valor”, reiterou.
A comitiva segue esta semana no Rio Grande do Sul, onde realizará visitas nas cooperativas Piá e Cooebompa, de Nova Petrópolis, além de assistir a palestras com os diretores da Piá e o vice-presidente da Sicredi Pioneira, Mário Konzen. Nessa sexta-feira (14/7), a turma visita a Cooperativa Vinícola Aurora, em Bento Gonçalves.

Representantes do MBA - OCB/MT assistiram à palestra do superintendente técnico-operacional do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Gerson Lauermann, que explanou sobre os números do cooperativismo no RS

Representantes do MBA – OCB/MT assistiram à palestra do superintendente técnico-operacional do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Gerson Lauermann, que explanou sobre os números do cooperativismo no RS