A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop recebeu no dia 11 de julho a visita de uma comitiva de 32 alunos do curso de MBA Especialização Gestão em Cooperativas, promovido pelo Sistema OCB/MT, através do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso – Sescoop/MT. A viagem fez parte do Módulo do MBA “Visita Técnica – Vivências em Cooperativismo”, e teve como objetivo proporcionar aos alunos vivenciar experiências do mundo cooperativo, através de viagem, palestras, buscando uma compreensão e análise do cooperativismo, tanto em relação ao referencial teórico-metodológico, quanto à práxis cooperativa no RS, estado considerado o “berço do cooperativismo”.

O grupo assistiu à palestra do superintendente técnico-operacional do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Gerson Lauermann, que explanou sobre os números e o cenário do cooperativismo no Rio Grande do Sul. Lauermann ressaltou o crescimento do cooperativismo no Estado. “Em 2016, as cooperativas do Rio Grande do Sul apresentaram crescimento de 14,22% em relação ao ano anterior e registraram faturamento de R$ 41,2 bilhões. O desenvolvimento do cooperativismo gaúcho se reflete no aumento dos seus ingressos, que nos últimos cinco anos registrou uma expansão de 76%”, afirmou o dirigente.
Segundo o superintendente técnico-operacional, neste contexto de crescimento do faturamento das cooperativas, destacam-se as atividades relacionadas aos quatro ramos que mais movimentam a economia do Rio Grande do Sul: Agropecuário com 14,51%; o Crédito com 18,54%; a Saúde com 9,88% e a Infraestrutura com 6,29%. Os demais ramos (Transporte, Trabalho, Educacional, Produção, Consumo, Habitacional, Turismo e Lazer, Mineral e Especial) também apresentaram crescimento no faturamento de suas cooperativas com 8,68%.
Lauermann também ressaltou a solidez do sistema cooperativista no RS, evidenciada pela evolução do patrimônio líquido, que em 2016 alcançou R$ 12,1 bilhões, o que representa um aumento de 12,76% em relação a 2015. Quanto aos ativos, o dirigente destacou o acréscimo de 11,79% entre 2015 e 2016.
A comitiva mato-grossense também assistiu à palestra “Objetivos do Módulo Vivências Cooperativistas”, com a analista técnica do Sescoop/RS, Ubiracy Ávila, que destacou a importância da visualização de novas realidades e tendências, da realização de contatos com cooperativas tidas como referência, além da possibilidade de aplicar novos conhecimentos na área de gestão e multiplicar vivências e conhecimentos através de ações regionais.
O grupo também prestigiou a palestra “Diretrizes e Estratégias na Formação Profissional”, ministrada pelo diretor da Escoop, Derli Schmidt. Ele defendeu que a Escoop é uma instituição de ensino superior que vai preparar o cooperativismo para o século 21. “Ao investir maciçamente em MBAs, agora no Instituto do Cooperativismo, vamos construir e sustentar o desenvolvimento do cooperativismo do Mato Grosso. Sabemos que o cooperativismo cresce por si, mas a educação qualifica, agrega valor”, reiterou.
A comitiva segue esta semana no Rio Grande do Sul, onde realizará visitas nas cooperativas Piá e Cooebompa, de Nova Petrópolis, além de assistir a palestras com os diretores da Piá e o vice-presidente da Sicredi Pioneira, Mário Konzen. Nessa sexta-feira (14/7), a turma visita a Cooperativa Vinícola Aurora, em Bento Gonçalves.

 Representantes do MBA - OCB/MT assistiram à palestra do superintendente técnico-operacional do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Gerson Lauermann, que explanou sobre os números do cooperativismo no RS


Representantes do MBA – OCB/MT assistiram à palestra do superintendente técnico-operacional do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Gerson Lauermann, que explanou sobre os números do cooperativismo no RS

CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...