Escoop seleciona pesquisa sobre Geração Z no cooperativismo de crédito
Projeto investiga os desafios enfrentados pelos RHs de cooperativas gaúchas na gestão de jovens nascidos entre 1995 e 2012
Como forma de estimular a produção de conhecimento alinhada às demandas reais do setor cooperativista, a Escola Superior do Cooperativismo (Escoop) lançou o Edital de Projetos de Pesquisa 2025. A iniciativa selecionou propostas de docentes da instituição para investigação científica aplicada, com foco em temas estratégicos para o desenvolvimento do cooperativismo no Rio Grande do Sul. Cada pesquisador conta com horas dedicadas ao desenvolvimento do projeto e o aporte de R$ 10 mil, destinados à participação em congressos e à coleta e análise de dados. Os estudos serão desenvolvidos ao longo do ano de 2025, com entrega de resultados prevista até novembro.
Conheça um dos projetos selecionados
Coordenado pela Profª Drª Viviane Rossato Laimer, o projeto “Recursos Humanos e suas dificuldades no cooperativismo: uma análise do comportamento da Geração Z” busca compreender os principais desafios enfrentados pelos Departamentos de Recursos Humanos em cooperativas de crédito gaúchas na gestão de jovens nascidos entre 1995 e 2012. A pesquisa tem como objetivo diagnosticar pontos críticos como turnover, pontualidade, comprometimento e desempenho, além de avaliar a qualificação e a participação desses profissionais em treinamentos.
Com colaboração da Profª Drª Cinara Neumann Alves e do Prof. Dr. Claudionor Guedes Laimer, o estudo utilizará dados do Sistema Ocergs e questionários aplicados a profissionais de RH das cooperativas. O resultado esperado é a proposição de estratégias de retenção, capacitação e engajamento voltadas à Geração Z, com vistas à construção de uma gestão de pessoas mais eficiente, contribuindo para a competitividade do setor e alinhada aos objetivos do RSCOOP150Bi.
