No dia 25 de agosto, último sábado, no auditório Édio Spier, na Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), aconteceu a formatura da turma do ano de 2016 do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas. Reconhecida como a primeira instituição de ensino superior do Brasil voltada à pesquisa, ensino e extensão em Cooperativismo, a Escoop formou 19 alunos.

O diretor geral da Escoop e paraninfo da turma, Mario De Conto realizou a abertura da cerimônia e conduziu a entrada dos formandos para, na sequência, ouvirem a execução do hino nacional. Em seguida, o supervisor da secretaria acadêmica da Escoop, Vanderlei Moacir Schneider, realizou a leitura da ata de conclusão do curso.

Após o juramento dos formandos, representados pela juramentista Carla Techi, aconteceu a chamada nominal dos alunos para receber a outorga de grau do diretor.

Em seguida, os oradores da turma, Claudia Andriotti de Souza e Fabiano da Silva Vaz, realizaram seu pronunciamento em nome da turma. Eles lembraram de momentos marcantes do curso, dos desafios e conquistas e agradeceram aos familiares pelo apoio e compreensão pelas ausências, à diretoria do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, aos funcionários, professores e diretor da Faculdade que possibilitaram a realização do sonho da formatura no curso de graduação da Escoop.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado, Tarcisio Minetto, saudou e parabenizou todos os envolvidos na realização da formatura.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, saudou e parabenizou os formandos e principalmente, aos familiares por terem indicado o melhor caminho, do cooperativismo. “A carreira de vocês está recém começando, mas com certeza será de muito sucesso, pois vocês escolheram o caminho da cooperação. As cooperativas gaúchas precisam de vocês e a Escoop estará sempre de portas abertas para que vocês voltem e se capacitem cada vez mais”.

Em seguida, os alunos prestaram suas homenagens ao diretor da Escoop e paraninfo da turma, Mario De Conto, ao coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escoop, José Máximo Daronco, ao patrono, Tarcisio Minetto, aos professores homenageados, Gerônimo Grando e Ernesto Krug, ao coordenador de graduação, Carlos Alberto de Oliveira, ao presidente Vergilio Perius e à funcionária homenageada, Eliete Costa. E também aos familiares.

Após, o paraninfo Mario De Conto, falou do orgulho de ser paraninfo da turma, da sua trajetória acadêmica, de números e dados do cooperativismo no Brasil e no mundo e de como a turma contribuiu a cada dia para que ele visse sentido em sua profissão. “Todo educador sabe que no final das contas esse é o seu papel: desenvolver e estimular a capacidade das pessoas e em seu campo de atuação lutar por uma sociedade mais justa. E para nós da Escoop, construir uma sociedade mais justa é pensar em cooperativismo e educação, juntos”.