Pesquisa investigará governança corporativa e compliance em sociedades cooperativas

Projeto de pesquisa da professora Roberta Poll recebe aprovação da Escoop

Na última reunião do Conselho Acadêmico e Administrativo da Escola Superior do Cooperativismo (Escoop), realizada em janeiro, a professora Roberta Poll recebeu a aprovação para o seu projeto de pesquisa. Agora, ela terá de fevereiro a novembro deste ano para conduzir o projeto, em colaboração com as cooperativas. Essa iniciativa está diretamente alinhada ao Objetivo Finalístico 5 do Sescoop/RS, que visa disseminar conhecimento e incentivar a pesquisa no cooperativismo.

Nomeado como “Governança corporativa e compliance em sociedades cooperativas”, o projeto tem como objetivo principal testar a hipótese de que a estrutura de governança corporativa predominante nas cooperativas é resistente à incorporação de normas ético-jurídicas, uma vez que muitas vezes prioriza a performance financeira em detrimento de preocupações sociais mais amplas. Esse modelo deriva de teorias que reduzem o interesse social à performance financeira da cooperativa, em benefício daqueles que ocupam cargos de gestão e/ou liderança.

Além da professora Roberta, a professora doutora Daniele Weber atuará como colaboradora no projeto. Alunos que iniciarão a graduação em Tecnologia em Gestão de Cooperativas em 2024 também terão a oportunidade de participar da pesquisa, uma vez que está prevista a abertura de um edital complementar com o intuito de regulamentar o trabalho discente no projeto.

A pesquisa deve gerar diversos benefícios, incluindo a publicação de resumos e artigos científicos em eventos nacionais e internacionais, além do engajamento das cooperativas na discussão sobre diretrizes e riscos de governança corporativa e compliance. O estudo contribuirá também para a elaboração de um relatório final com os resultados das visitas realizadas in loco, visando facilitar o gerenciamento de crises advindas da falta e/ou insuficiência do programa de compliance.

O projeto é financiado pela própria Escoop, por meio de recursos do Sescoop/RS, evidenciando o compromisso da instituição com o avanço do conhecimento e práticas no cooperativismo, fortalecendo ainda mais esse modelo de negócio tão importante para a economia.

Quer saber mais?

Entre em contato pelo e-mail: relacionamento@escoop.edu.br e saiba mais detalhes.