Pesquisa propõe estratégias inclusivas para saúde mental e emocional de pessoas LGBTQIAPN+no cooperativismo
Estudo da Escoop foca na consolidação de ambientes mais saudáveis e inclusivos para a Diversidade Sexual de Gênero e Relacional (DSGR)
Como forma de estimular a produção de conhecimento alinhada às demandas reais do setor cooperativista, a Escola Superior do Cooperativismo (Escoop) lançou o Edital de Projetos de Pesquisa 2025. A iniciativa selecionou propostas de docentes da instituição para investigação científica aplicada, com foco em temas estratégicos para o desenvolvimento do cooperativismo no Rio Grande do Sul. Cada pesquisador conta com horas dedicadas ao desenvolvimento do projeto e o aporte de R$ 10 mil, destinados à participação em congressos e à coleta e análise de dados. Os estudos serão desenvolvidos ao longo do ano de 2025, com entrega de resultados prevista até novembro.
Conheça um dos projetos selecionados
A pesquisa coordenada pela Profª Drª Rosane Oliveira Duarte Zimmer, com colaboração da Profª Drª Rejane Inês Kieling (Escoop) e do Dr. João Alves da Silva Neto Medeiros (Fiocruz/Universidade do Minho), tem como objetivo desenvolver estratégias que promovam a inclusão de pessoas da Diversidade Sexual de Gênero e Relacional (DSGR) no ambiente das cooperativas. Intitulado “Estratégias inclusivas à diversidade sexual de gênero e relacional: proposituras à saúde mental e emocional para a consolidação de valores e princípios cooperativistas”, o projeto parte de evidências de que a discriminação e a falta de empatia ainda impactam diretamente a saúde mental e emocional de pessoas LGBTQIAPN+ no setor cooperativo.
Com base em entrevistas, grupos focais e análise textual discursiva, o estudo busca consolidar narrativas cooperativistas e propor práticas que fortaleçam os princípios de equidade, pertencimento e bem-estar nas relações de trabalho. O foco está em apoiar lideranças e gestores na construção de políticas afirmativas e ambientes mais acolhedores, contribuindo para a valorização da diversidade e para o cumprimento dos compromissos ESG e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
