Programa Supernova da Cotrijal conta com mais de 140 inscritos

 A Cotrijal deu início as atividades da turma de 2023 do programa Supernova no dia 04 de julho. A cerimônia de lançamento da turma foi realizada de forma remota e contou com a participação de alunos, pais, gerentes da Cotrijal e da direção da cooperativa.

Esse ano batemos o recorde de inscrições. E o curso está repleto de conhecimento e oportunidades para os mais de 140 alunos que estão participando do programa. É fundamental que os jovens, nos dias de hoje, estejam inseridos no cooperativismo, na rotina e na gestão da propriedade rural, para que a sucessão ocorra da melhor forma possível”, pontuou o presidente da Cotrijal, Nei César Manica.

Já o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, enfatizou que o programa é desenvolvido apenas para aqueles que queiram permanecer no campo. “O Supernova é um programa diferenciado que temos na nossa cooperativa. Ele foi cuidadosamente planejado para que possamos realmente contribuir com o desenvolvimento dos jovens que são filhos ou netos de associados ou associados de até 30 anos que pretendem ficar na propriedade e dar continuidade ao negócio”, explicou Schroeder.

O curso de 2023, elaborado em parceria com a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), totaliza 90 horas de carga horária. A programação conta com aulas, palestras online, e workshops de diversos temas, como inovação no agro, mudanças climáticas, comunicação assertiva, governança na propriedade rural e empreendedorismo.

“Não há em outras cooperativas do Rio Grande do Sul um projeto da magnitude do Supernova da Cotrijal. Por isso parabenizamos a Cotrijal pela iniciativa de levar mais conhecimento e estimular o debate sobre temas como inovação e tecnologia entre os jovens do campo”, comenta José Máximo Daronco, diretor da Escoop.

Na ocasião os alunos participaram de uma palestra sobre o “Cenário atual e perspectivas para o agro no RS, Brasil e Mundo”. Ela foi ministrada pela professora Maria Flávia Tavares, economista e doutora em agronegócio. “É muito bonito ver o cuidado que a Cotrijal tem com o futuro dos seus sucessores, que estão buscando conhecimento e, com certeza, farão a diferença no futuro e serão grandes líderes do agronegócio brasileiro” comentou Tavares.

As próximas aulas também vão ocorrer de forma online. Além dos encontros semanais, os participantes terão acesso a uma plataforma digital, com trilhas de conhecimento e atividades para reforçar os aprendizados. No final do curso, os alunos que cumprirem no mínimo 75% de frequência e alcançarem desempenho conceito B no plano de inovação, poderão participar da viagem de conhecimento e terão direito a certificado.

Quer SABER MAIS?

Entre em contato pelo e-mail: relacionamento@escoop.edu.br e saiba mais detalhes.

CONFIRA TAMBÉM

Cursos abertos para fortalecer o cooperativismo em 2026

Cursos abertos para fortalecer o cooperativismo em 2026

Cursos abertos para fortalecer o cooperativismo em 2026 Escoop divulga calendário de cursos abertos e gratuitos para apoiar o planejamento de capacitações das cooperativas gaúchas  Os cursos abertos e gratuitos da Escola Superior do Cooperativismo (Escoop) já têm...

Escoop apresenta resultados da agenda de inovação no cooperativismo

Escoop apresenta resultados da agenda de inovação no cooperativismo

Escoop apresenta resultados da agenda de inovação no cooperativismo Relatório 2025 mostra avanços em conexão com startups, capacitações e apoio direto às cooperativas A Escola Superior do Cooperativismo (Escoop) divulgou seu novo Relatório de Ações de Inovação,...

Retrospectiva novembro: vem conferir os cursos em destaque

Retrospectiva novembro: vem conferir os cursos em destaque

Objetivo: Capacitar os participantes a se comunicarem de forma clara, confiante e persuasiva em diversas situações, bem como melhorar a articulação vocal, reduzir o nervosismo ao falar em público e estruturar discursos de maneira eficaz.  Carga horária total: 12...