RS é o primeiro estado a receber novo programa de educação cooperativista nacional

 

Tornar-se o maior programa de educação cooperativista com propósito do mundo! Esse é o nosso objetivo para o Programa DNA Cooperativo e damos o primeiro passo hoje, no Rio Grande do Sul.

Com essa frase, o analista de Desenvolvimento Cooperativista do Sistema OCB, Joaci Medeiros, deu as boas-vindas a professores da Escoop, colaboradores do Sistema Ocergs, agentes de cooperativas e instrutores externos presentes na imersão sobre o Programa DNA Cooperativo, na última quarta-feira (18), na Casa do Cooperativismo da Expointer, em Esteio.

Alinhado ao pilar ESG, o Programa é uma das soluções de Desenvolvimento Social do Sistema OCB para fortalecer a cultura cooperativista. Através da promoção do quinto princípio do Cooperativismo (Educação, Formação e Informação), o programa visa fortalecer o entendimento dos cooperados e colaboradores de cooperativas em relação aos valores, princípios e modelo de negócios do cooperativismo, além de outras questões essenciais ao cooperativismo.

Imersão

A partir dos diagnósticos dos programas de Monitoramento e construída em conjunto com o Sistema OCB e uma consultoria técnica especializada, o Sistema Ocergs convidou agentes estratégicos do cooperativismo gaúcho para participar de uma imersão e vivenciar de forma leve e lúdica os diferenciais do cooperativismo.

“O cooperativismo é feito de pessoas para pessoas”.

Por isso, mais do que descobrir o propósito do cooperativismo, a imersão desenvolve o propósito de cada um que está aqui para que, com base na filosofia, princípios e valores do Movimento, auxiliem na sustentação e atuação estratégica para que a cultura cooperativista faça parte do dia a dia de todos dentro das cooperativas.

Durante o dia, a consultoria Tribo aplicou a metodologia do programa, trazendo para o grupo a história, os valores e princípios do cooperativismo, cultura organizacional, cases de cooperativas, dinâmicas experenciais, tendências do mundo nos negócios, além de discussões sobre negócios com propósito e de que forma o propósito individual se conecta com os princípios e valores do coop.

Próximos passos

O objetivo é que os participantes da imersão sejam multiplicadores nas cooperativas. Por isso, a partir de agora, os interessados participarão de uma capacitação de 8h on-line com a Tribo, onde serão instruídos sobre as técnicas para as dinâmicas do evento. Após, eles também poderão replicar a técnica para criar novos multiplicadores nas cooperativas.

Para a coordenadora de Desenvolvimento Cooperativista do Sistema Ocergs, Rafaela Comerlato, esse é um marco para o Rio Grande do Sul. “O objetivo do Sescoop/RS é promover a cultura cooperativista e essa é uma ótima oportunidade para que possamos levar o cooperativismo cada vez mais para o dia a dia das pessoas. Escolhemos pessoas que já fazem a diferença nas suas comunidades e tenho certeza de que elas nos auxiliarão a transformar cada vez mais as culturas organizacionais das cooperativas e, consequentemente, a vida de muita gente. O caminho é longo, mas juntos vamos cada vez mais longe,” afirma.

Quer ver como foi o evento? Acesse nossas redes sociais e confira!

Quer saber mais?

Entre em contato pelo e-mail: relacionamento@escoop.edu.br e saiba mais detalhes.

CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...