Sescoop/RS recebe Top Cidadania com o Fundo Social

A noite dessa quarta-feira (22/11) marcou a entrega do prêmio Top Cidadania 2023 ao Sescoop/RS, com o programa Fundo Social, que apoia projetos voltados à educação, saúde, cultura, integração social, geração de renda e meio ambiente desenvolvidos por cooperativas. A Escoop participa como membro do Comitê de Avaliação de projetos beneficiados pelo Fundo Social. A cerimônia de premiação realizada pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS) ocorreu no Grêmio Náutico União e contou com a presença do diretor-geral da Escoop, José Máximo Daronco, e da coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escoop, Paola Londero.

“O Fundo Social é um Programa que visa apoiar e incentivar projetos de Promoção Social das cooperativas do Rio Grande do Sul. O Top Cidadania é uma importante premiação que reconhece organizações que investem em responsabilidade socioambiental. O fato de o Fundo Social estar recebendo essa premiação é uma conquista de todo o cooperativismo gaúcho. Em 2024, temos certeza de que continuaremos a apoiar ótimos projetos das nossas cooperativas, incentivando-as em seu compromisso com a comunidade, conforme o 7º princípio do cooperativismo”, destaca a coordenadora de Desenvolvimento Cooperativista, Rafaela Comerlato.

Em sua primeira edição, o Fundo Social do Sescoop/RS aprovou dez projetos que juntos somam o valor de R$ 1.763.278,00 e devem beneficiar 32.125 pessoas no Rio Grande do Sul. Para a segunda edição em 2024, os recursos recebem um aumento de 50%, totalizando R$ 3 milhões. O número de projetos selecionados passa de dez para 15 no total. O prazo para recebimento dos projetos do Fundo Social vai até 4 de dezembro. Para saber mais informações sobre como sua cooperativa pode apresentar o projeto e concorrer acesse o Regulamento do Fundo Social do Sescoop/RS.

“É muito importante para o Sistema Ocergs esse reconhecimento, fruto de um trabalho de todos os colaboradores e quero dividir essa homenagem com os colaboradores. E acima de tudo, também as cooperativas que trabalharam esse projeto, mostrando a todos os seus associados a importância dessas ações. Além das cooperativas buscarem o desenvolvimento econômico das comunidades em que atuam, nunca podemos esquecer o social que é fundamental, mostrando a diferença do cooperativismo em relação às outras entidades econômicas sociais”.

São, ao todo, 38 premiados — 27 no Top Ser Humano e 11 no Top Cidadania. Dentre os vencedores, destaque também para as cooperativas Central Sicredi Sul/Sudeste, Sicredi Noroeste RS/MG, Unicred Porto Alegre, Unimed Noroeste/RS e Unimed Porto Alegre, que conquistaram o prêmio Top Ser Humano, e para o Instituto Unicred RS e Unimed Porto Alegre, que receberam distinção no Top Cidadania.

Top Cidadania

O prêmio Top Cidadania, criado em 2001, reconhece as ações sociais realizadas pelas organizações na comunidade gaúcha. Desde sua criação, o Top Cidadania já premiou mais de 200 cases.

CONFIRA A LISTA DOS VENCEDORES DO TOP SER HUMANO E TOP CIDADANIA:

Top Ser Humano 2023 — Categoria Organização

Box Print Embalagens e Displays

Fundação Gerações

Quer saber mais?

Entre em contato pelo e-mail: relacionamento@escoop.edu.br e saiba mais detalhes.