Sistema Ocergs promove 1º InovacoopRS Summit

O Sistema Ocergs promoveu hoje (20/10), o primeiro InovacoopRS Summit, uma imersão para proporcionar um ambiente de conexões e preparar pessoas para o ecossistema cooperativista inovador. Com o tema “Cooperar para construir o Futuro”, o evento teve como objetivo conectar as cooperativas com as melhores práticas e oportunidades de inovação no cooperativismo e aconteceu no Instituto Caldeira, o hub de Inovação e Tecnologia, em Porto Alegre.

Na programação, palestras que promoveram a conexão de cooperativas com as melhores práticas e oportunidades de inovação no cooperativismo, mas principalmente conexão com as pessoas que fazem a inovação acontecer nas nossas coops.

Na abertura do evento, o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, falou sobre os desafios e oportunidades do cooperativismo no contexto da inovação. “Temos competência e capacidade para construir um cooperativismo do futuro brilhante, mas para isso precisamos de garra, de capacitação para profissionalizar nossos serviços e sermos cada vez mais competitivos. Nosso modelo de negócio é inclusivo, é moderno, mas precisamos de espaços como este evento para pensarmos e tomarmos atitudes diferentes para novas oportunidades”, afirmou.

O superintendente do Sistema, Mario De Conto, agradeceu o apoio da diretoria, do Sistema OCB e da equipe que tem abraçado cada vez mais o tema para construir soluções de inovação para as cooperativas. “Estamos em um esforço constante, juntamente com a Escoop também, mas principalmente com vocês, cooperativas. Precisamos encontrar caminhos conjuntos e esse evento é um marco para todos nós. Inovação não se faz sozinha”, afirmou.

A abertura do evento também contou com o Momento RSCOOP150bi, apresentado pelo gerente de Planejamento do Sistema Ocergs, Emanuel Malta, que destacou os objetivos estratégicos do projeto de desenvolver as pessoas para os novos desafios​ e atuar nas ações relacionadas à infraestrutura e tecnologia​. Emanuel destacou o trabalho do Comitê 6 do Projeto – Inovação e Desenvolvimento Profissional, que prevê engajamento dos agentes das cooperativas em ações de gamificação e projetos com propósito​, aprimoramento das parcerias para a realização de Missões, agenda e diagnóstico da inovação e inclui o InovacoopRS, inclusive.

Inovação no coop brasileiro

O gerente do Núcleo de Inteligência e Inovação do Sistema OCB, Guilherme Souza Costa, falou sobre “A importância da inovação para a competitividade no cooperativismo“. Ele trouxe reflexões sobre o modo de consumo contemporâneo em que se tem uma perspectiva que vai além da qualidade do produto e necessita agregar valor e identificação com a história do produto. Nesse sentido, ele ressalta o papel fundamental do cooperativismo nesse cenário inovador, que foca nas pessoas, impacto social e consumo responsável. “Nosso negócio é a resposta para importantes questões, como a busca por uma sociedade mais igualitária e justa”.

Ele também falou sobre a maior plataforma de conteúdos do Sistema OCB, o Inovacoop, os cursos e materiais disponíveis sobre o tema e divulgou a Pesquisa de Inovação 2023 e a Pesquisa Nacional do Cooperativismo, lançada no último dia 18, para mapear novas estratégias para o cooperativismo brasileiro. A pesquisa pode ser respondida pelas coops até o dia 3 novembro através do link: https://in.coop.br/pesquisacoop.

Inovacoop RS

O coordenador de Inovação do Sistema Ocergs e professor da Escoop, Carlos de Oliveira, esplanou o que o Sistema tem feito para ajudar as cooperativas gaúchas em seus processos de inovação desde missões técnicas por ramos, capacitações e workshops através da Escoop e as diretrizes futuras alinhadas ao Planejamento RSCOOP150.

A criação do Inovacoop RS foi apresentada como uma das diretrizes, além de entregas customizáveis para os diversos ramos do coop gaúcho que possuem realidades igualmente diversas. O objetivo é fazer transformações concretas e positivas no Cooperativismo para construirmos mais prosperidade, fomentando a inovaçãofacilitando conexões oferecendo soluções.

Carlos trouxe também os fatores que podem contribuir para a sustentação da inovação nas cooperativas como: liderança, mudança de paradigmas, tecnologia, processos e valor agregado, mas principalmente cooperação entre as pessoas. “A inovação não é algo estanque. É algo contínuo para que as cooperativas possam se manter atuantes nesse aspecto e para isso precisamos do nosso fator mais importante: as pessoas”.

Captação de recursos e investimentos

A coordenadora de Inovação & ESG e a diretora de Assuntos Corporativos e de Tributos da ABGI, Fernanda Freitas e Carina Leão, apresentaram sua parceira com o Sistema OCB no Radar de Financiamento, e trouxeram aos presentes informações sobre como realizar a captação de recursos financeiros para investimentos em gestão, processos e ferramentas para inovação e ESG de forma estratégica.

Segundo Fernanda, utilizar recursos externos para financiar projetos de inovação garante a continuidade das iniciativas. “Para inovar, é necessário estar preparado para correr riscos, lidar com incertezas e necessidades de recursos financeiros. E estar apto a captar e gerenciar esses recursos para inovar é uma vantagem competitiva essencial”, defende.

Coop Pitch de Inovação

O gerente de Recursos Humanos da Unimed Federação RS, Rodrigo Lima, mediou o painel que trouxe cases de inovação das cooperativas. Nele, as cooperativas apresentaram seus principais desafios e conquistas para a transformação das culturas organizacionais.

O head do Complexo.lab, laboratório de inovação da Sicredi Pioneira, Thiago Pandolfo, falou sobre como a primeira cooperativa de crédito da América Latina e instituição financeira privada mais antiga e em funcionamento do Brasil trabalha a questão da inovação desde 2017. O Complexo.lab é o laboratório de inovação, colaboração e experimentação que desenvolve programas inovadores voltados para educação e empreendedorismo com foco no impacto positivo para as comunidades através de relações de ganha-ganha.​

O case da Santa Clara foi apresentado pelo gerente de Tecnologia, Daniel Misturini. A coop que tem 111 anos de história e criou seu comitê de inovação em 2020, o InovaClara que organiza os programas de melhoria contínua e inovação na cooperativa, onde são desenvolvidos os projetos, trabalhando de forma colaborativa para melhorar processos, analisar oportunidades e estimular a inovação.

O head de inovação da Unimed VTRP, Rafael Zanatta, apresentou a cultura da inovação na coop para otimizar os negócios existentes e explorar novas oportunidades. Para isso, desde 2015 a inovação é um direcionador do planejamento estratégico na Cooperativa. Os aprendizados passam pela importância da capacidade de adaptação e evolução, mantendo o legado e a história da organização, bem como do apoio da alta gestão e mentalidade para a mudança e por correr riscos. Mas principalmente, a inovação passa por cultura e pessoas.

O diretor de Negócios e Infraestrutura da Coprel, coop que leva energia e internet para mais de 70 municípios, Mateus Stefanello, destacou a trajetória da jornada da inovação, que iniciou em 2019 e hoje conta com o Programa de Conexão com Startups, uma iniciativa do Programa de Inovação, desenvolvido para fortalecer os laços entre a Coprel e startups. O objetivo, segundo ele, não se resume apenas em buscar soluções inovadoras, mas também em estabelecer relacionamentos duradouros que impulsionem a cultura de inovação e promovam a troca de conhecimento.

A plataforma digital Smartcoop foi o case de inovação e intercooperação das cooperativas ligadas à Fecoagro/RS, apresentada pela coordenadora de difusão da plataforma, Fernanda Toledo. Criada em 2019, a plataforma busca conectar o produtor com o agro do futuro através de assistência técnica e onde as 29 cooperativas integrantes atualmente agregam suas demandas.

Desafio Coop e Startups

Divididos em grupos, os participantes participaram do desafio para responder de que forma é possível fortalecer o ecossistema cooperativista inovador, com sugestões de boas práticas de cultura da inovação e de governança da inovação.

E por fim, as startups Latromi Technology, ESG Now, Agidesk, Volters e Yours Banks participaram de um Pitch para incentivar a inovação aberta. As coops puderam conhecer soluções de mercado como automatização de processos de atendimento, criação de sistemas web, inteligência financeira, plataforma de gestão de ESG e gestão de energia.

Quer saber mais?

Entre em contato pelo e-mail: relacionamento@escoop.edu.br e saiba mais detalhes.

CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...