Mais uma instituição de ensino superior enviou seu case para apresentação no Encontro de Docentes do Cooperativismo, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O evento busca integrar professores e instituições de ensino superior cooperativistas, oferecendo espaço para docentes discutirem, em um contexto cooperativista, experiências, desafios e possibilidades didáticas em sala de aula.

A Escoop se propõe a conectar todos os cursos superiores de gestão de cooperativas do Rio Grande do Sul, colocando em discussão as metodologias ativas no ensino do cooperativismo. O Encontro de Docentes faz parte da programação do XVIII Seminário Gaúcho do Cooperativismo.

Conheça o case da UFSM

A Cooperativa-Escola dos Estudantes do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria – Cespol foi fundada em 15 de abril de 1987 e representa uma grande oportunidade de desenvolvimento dos acadêmicos para a prática do cooperativismo. Entre seus principais objetivos, está o de complementar o processo de ensino/aprendizagem e aproximar os alunos da vivência em uma cooperativa.

Ao longo de sua trajetória, a Cespol aprimorou suas atividades de apoio ao Politécnico no desenvolvimento de projetos de todas as áreas do conhecimento da instituição, incentivando ações educacionais, culturais e sociais aos seus cooperados. Os acadêmicos integrantes de seu corpo diretivo praticam todos os atos administrativos de uma cooperativa, sempre agindo em prol da educação cooperativa e oportunizando vivências na gestão e nos processos participativos de tomada de decisões.

Atualmente possui em torno de 350 cooperados, estudantes dos cursos de ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação do Politécnico. Proporciona aos seus cooperados benefícios como: fomento à educação cooperativa; apoio financeiro para participação em eventos e visitas técnicas, confecção e comercialização de materiais relacionados aos cursos, patrocínio a eventos internos e externos de interesse da comunidade acadêmica.

Este é um projeto que contribui para a formação integral e cidadã de lideranças cooperativistas com compromisso institucional e comunitário.