Com mais de 70 cooperativas no South Summit, Sistema Ocergs prioriza capacitação para incentivar a inovação

 

O setor cooperativista foi um dos mais representativos no South Summit Brazil deste ano, que se encerra nesta sexta-feira (22) em Porto Alegre. A informação é do Sistema Ocergs, que participou com mais de 150 inscritos no evento, representando 73 cooperativas gaúchas.

“O mundo se voltou para Porto Alegre nos últimos dias – e o setor cooperativista não poderia ficar de fora. Inovação é um conceito que está muito próximo do cooperativismo, na medida em que gera inúmeras oportunidades para nossas cooperativas se reinventarem e se desenvolverem ainda mais”, enfatiza o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann.

A presença no South Summit faz parte de uma série de ações do Sistema Ocergs em favor da inovação no cooperativismo (InovaCoop RS) e para garantir o futuro de 3,5 milhões de gaúchos que participam do sistema. O InovaCoop RS, ao marcar presença no South Summit, reforça seu papel como agente de transformação positiva no cooperativismo. Com foco em inovação, conexões valiosas e soluções práticas, a iniciativa está alinhada com o objetivo de construir um ecossistema cooperativista inovador. A participação no evento é um passo estratégico para impulsionar a inovação e compartilhar conhecimentos, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do  cooperativismo gaúcho.

Dentro do programa RSCOOP150, já foram anunciados R$ 3 milhões em investimentos para o desenvolvimento do ecossistema de inovação no segmento no Estado. A participação também contribuirá para as cooperativas enviarem seus projetos para o Programa de IDEIAS, que está recebendo propostas até 20 de abril.

Superintendente do Sistema Ocergs, Mario de Conto destacou que o South Summit é o maior evento de empreendedorismo e inovação da América Latina, o que, por si só, já explica a participação representativa do setor. “Nós entendemos que a participação nesses eventos é extremamente importante para disseminarmos a cultura da inovação nas cooperativas”.

O objetivo é ampliar a capacitação e o desenvolvimento, já que a delegação acompanhou uma série de palestras para criar conexões e gerar ideias que fortaleçam o eixo da inovação dentro do cooperativismo. Para essa mobilização, o Sistema Ocergs investiu mais de R$ 230 mil.

A coordenadora de Desenvolvimento Cooperativista do Sistema Ocergs, Rafaela Comerlato, afirmou que os agentes de desenvolvimento são o principal elo entre a entidade e as cooperativas. “São um público fundamental para disseminação da nossa estratégia, pois são eles que levam as soluções do Sistema Ocergs às cooperativas. Capacitar esse público e disseminar a cultura da inovação é fundamental para auxiliar no desenvolvimento do cooperativismo no Rio Grande do Sul”, afirmou.  

 

 

 

Saiba mais sobre o InovaCoop RS aqui.

Quer saber mais?

Entre em contato pelo e-mail: relacionamento@escoop.edu.br e saiba mais detalhes.

CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...